Santa Cecília do Pavão conquistou o segundo lugar no prêmio Boas Práticas em Gestão Pública, do Programa Nossa Gente Paraná, do Governo do Estado. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou a iniciativa da prefeitura no combate a fome e para garantir alimentação saudável durante a pandemia de covid-19.
“A prefeitura de Santa Cecília do Pavão mostra que é possível combater a pobreza, por meio de um acompanhamento mais próximo das famílias em situação de vulnerabilidade social. Esse prêmio valoriza e reconhece o trabalho realizado em conjunto com o Estado”, disse Romanelli.
Em todo o Estado, o programa Nossa Gente Paraná atende 31.450 famílias. Santa Cecília do Pavão criou o projeto “Sacola Verde Itinerante”, o segundo lugar na categoria Alternativas para a Execução do Trabalho Durante a Pandemia de Covid-19.
Prêmiações – A secretária municipal de Ações Públicas e Desenvolvimento Social, Leizinha Gavioli, a assistente social Valdirene Nicoletti e coordenadora Terezinha da Silva dos Santos, participaram da entrega da premiação em Curitiba, acompanhadas do prefeito Edimar Santos (PSD).
Em todo o Paraná, oito cidades receberam o prêmio no encerramento do Seminário Internacional de Políticas de Enfrentamento à Vulnerabilidade Social promovido pela Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). “Foram 84 ações e práticas municipais inscritas para concorrer ao prêmio. Destas, o “Sacola Verde Itinerante” foi o segundo melhor. Estamos mostrando ao Paraná é que possível amenizar a fome e a pobreza, com iniciativas que reforçam nosso compromisso social com Santa Cecília do Pavão”, disse Leizinha Gavioli.
As melhores práticas foram avaliadas por omissão formada por técnicos da Sejuf, da Cohapar e do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná). Santa Cecília do Pavão recebeu um troféu e certificado de excelência dos serviços. O projeto também foi apresentado durante o seminário a todos os participantes.
Nossa Gente — O programa Nossa Gente Paraná objetiva o combate à pobreza. As famílias recebem acompanhamento por dois anos, de um comitê de profissionais. Elas também participam de atendimentos particularizados, encaminhamentos, oficinas, capacitações e ações coletivas e comunitárias, visando autonomia e emancipação.
O “Sacola Verde Itinerante”, também conhecido como Horta Comunitária, é um projeto que complementa o programa Compra Direta Paraná. Durante a pandemia, como as famílias não podiam trabalhar no cultivo das hortaliças, por conta das medidas restritivas de combate ao coronavírus, a prefeitura cedeu funcionários para manutenção da horta.
Famílias – Assim foi mantida a produção das verduras e legumes, que foram distribuídas às famílias que sofreram prejuízos por conta do isolamento. O projeto atendeu 160 famílias inscritas no CadÚnico e outras que estavam isoladas.
“A gente preparava os kits nas sacolas e as equipes buscavam as sacolas e levavam para as famílias selecionadas. Assim, conseguimos evitar um número maior de contagiados pelo coronavírus, já que todas as recomendações de segurança eram praticadas pelas equipes e as famílias beneficiadas não tinham contato com elas”, explica Leizinha.
“É uma ação simples e inteligente que ajudou a salvar vidas em Santa Cecília do Pavão. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto, que serve de exemplo para o Paraná e o Brasil”, conclui o deputado Romanelli.