Santo Antônio do Caiuá recebe veículo do programa Compra Direta

O prefeito de Santo Antônio do Caiuá, Gabriel Fachiano (PSB), recebeu nesta terça-feira, 1º de novembro, durante lançamento do Projeto Escola Agrícola 4.0, um caminhão do programa Alimenta Brasil, antigo Compra Direta Paraná. O veículo, no valor de R$ 190 mil, foi entregue ao prefeito por indicação do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).

“O Alimenta Brasil é um programa que permite a aquisição de alimentos direto do produtor. Assim, é possível ampliar o acesso à alimentação e, ao mesmo tempo, incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais que sobrevivem da atividade rural”, explica Romanelli.

Ele acrescenta ainda que o Estado adquire alimentos de qualidade e os distribui a famílias em situação de insegurança alimentar, rede socioassistencial, escolas públicas, unidades de saúde, unidades de internação socioeducativas e prisionais, entre outras.

Outra novidade também, aponta Romanelli, é o limite estabelecido no regramento do programa. “Os agricultores familiares passam a contar com um limite de acesso maior ao programa de incentivo à produção. Com isso, os produtores podem obter o valor máximo de R$ 12 mil por unidade familiar”, acrescenta.

Escola Agrícola 4.0 — Romanelli avalia ainda que a parceria do Governo do Paraná com a Câmara Brasil-Israel (BRIL Chamber), vai ajudar no fortalecimento do ensino público no Estado. O deputado disse que a Escola Agrícola 4.0 vai atuar na promoção de trocas de informações, estudos, materiais didáticos traduzidos para ao português e adequado ao contexto paranaense.

“Também será uma oportunidade de intercâmbio de alunos e professores, de modo a trazer ao Brasil toda a experiência da agricultura de Israel, país considerado líder mundial em tecnologia agrícola”, observa.

Durante a assinatura do acordo, que aconteceu no Centro Estadual de Ensino Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais, houve também a doação do biodigestor pelo Consulado Geral de Israel em São Paulo. Esta é a segunda doação dessa tecnologia para o Estado, a sexta desde a chegada do Cônsul Geral, Rafael Erdreich, ao Brasil, há um ano.

O biodigestor gera energia limpa e renovável com que restos de alimentos sejam convertidos diariamente, em até 7 horas de gás de cozinha, possibilitando o descarte adequado do lixo doméstico e o acesso a recursos cada vez mais escassos.

O evento contou com a presença do vice-governador Darci Piana (PSD); do secretário de Educação e do Esporte, Renato Feder e do presidente da Câmara Brasil – Israel, Renato Ochman.