O município de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), ganhou o título de Capital do Cimento do Paraná. O projeto de lei que trata do tema, assinado pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Alexandre Curi (PSD), foi aprovado em terceira discussão na sessão desta segunda-feira, 24, da Assembleia Legislativa.
Segundo o deputado Romanelli, Rio Branco do Sul se destaca pelas riquezas minerais é um importante polo econômico do Estado. Além do cimento, cal e calcário, o município abriga jazidas de argila, argilito, filito, siltito, rocha carbonática e rocha para revestimento e ornamental. “Por isso, são muitas as indústrias instaladas ali”, afirma Romanelli.

O município, segundo o texto da justificativa do projeto de lei proposto pelos deputados, tem a maior fábrica de cimento da América Latina, com capacidade para produção de sete milhões de toneladas do produto ao ano. “É uma cidade conhecida internacionalmente pela grande produção de cimento”, ressalta Romanelli.
A cidade é economicamente essencial para o Paraná, sustentam os deputados, com relevante capacidade de geração de emprego e renda. “A cidade tem mais de 32 mil moradores e além da maior fábrica de cimento da América Latina, seu parque industrial se destaca na produção de implementos rodoviários, cal e extração de minérios”.
