Candidatos à primeira habilitação poderão prestar o exame prático de condução para obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em Carlópolis nesta sexta-feira, 7. A informação foi confirmada pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) ao prefeito Hiroshi Kubo (PSD). A cidade não tem unidade da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) e os motoristas têm de se deslocar a Ribeirão Claro, para prestar o exame prático, o que aumenta os custos para emissão do documento.
“Para facilitar o atendimento, uma banca itinerante do Detran vai realizar os exames em Carlópolis. Trata-se de um projeto-piloto que prevê a oferta de exames práticos onde não há Ciretran. Com isso, o teste prático para exames de primeira habilitação poderá ser feito na própria localidade do candidato, sem nenhum custo adicional”, explica o deputado.
No Paraná, 100 Ciretrans atendem os 399 municípios do estado. No caso de Carlópolis, os exames práticos são realizados em Ribeirão Claro, distante cerca de 40 quilômetros. “Atualmente os candidatos perdem muito tempo com deslocamentos para fazer a prova. Com a banca itinerante em Carlópolis, vamos facilitar o atendimento aos candidatos e reduzir as despesas para obter a CNH”, disse o prefeito Hiroshi Kubo.
A banca itinerante fará as provas de pista utilizando também os equipamentos para verificação biométrica do candidato de um CFC *(Centro de Formação de Condutores. * Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) define que os exames práticos de direção categorias B, C, D, E são realizados em duas etapas (teste de estacionamento e percurso em via pública).
O exame de categoria A é realizado em pista/local. Em Carlópolis, a banca itinerante do Detran contará com uma equipe de instrutores e examinadores para realizar a prova prática de rua aos 40 alunos que estão em busca da primeira habilitação.