Turismo impulsiona economia paranaense, diz Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse nesta terça-feira, 27, Dia Mundial do Turismo, que o setor é um dos principais vetores da retomada da economia no Paraná. Segundo ele, depois de dois anos sofrendo com os efeitos da pandemia, os empresários deste segmento comemoram os novos investimentos, tanto da iniciativa pública quanto privada.

“O turismo é um setor muito importante para a economia estadual e para a geração de emprego e renda. Por isso, há necessidade de investimentos do Estado, com mais estímulo à iniciativa privada e terceiro setor, para fortalecer e valorizar as atrações turísticas do Paraná”, defende o deputado. “Nosso Estado tem potencial turístico em todas as regiões”.

Romanelli é autor de leis de incentivo ao turismo, como a que criou a região da Angra Doce e o Portal da Ilha do Sol, no Norte Pioneiro. Ele também é um dos mais combativos deputados a defender os investimentos na construção de ciclovias pelo Paraná e da implantação de uma passarela, para facilitar o acesso dos turistas ao Santuário São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes.

Outras iniciativas do deputado incluem a criação do Circuito Cicloturístico Rota Norte Pioneiro; a Rota da Princesa entre Rio Branco do Sul e Cerro Azul; e a Rota Turística Rastro da Serpente, na Região Metropolitana de Curitiba até a divisa com o Estado de São Paulo. Romanelli é ainda autor da lei que concede título de utilidade pública à Atunorpi (Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná).

União — Romanelli lembra que a união de prefeitos, gestores públicos, iniciativa privada e terceiro setor é essencial para a retomada e para o desenvolvimento do turismo. “Juntos, vamos criar alternativas para fomentar o turismo e facilitar o acesso de investimentos estaduais e federais aos municípios. Dessa forma, o turismo paranaense vai continuar em expansão em todo o Estado”, pontuou.

O deputado também enaltece o potencial turístico do Norte do Paraná. Como ele está sempre presente na região, conhece as necessidades de investimentos e busca, junto com prefeitos e lideranças, investimentos para o setor.

Ele aponta que a região tem atraído grandes empreendimentos imobiliários e hoteleiros em razão das suas características: clima ameno, belíssimas paisagens e localização geográfica privilegiada. “Há atrações turísticas como caminhadas, trilhas, cicloturismo, esportes de aventura e diversas atividades rurais. Além disso, há muito potencial para esportes e atividades náuticas”, completa.

Apoio do Estado — Romanelli reforça que o Governo do Paraná assegura investimentos em Carlópolis e Ribeirão Claro, com os atrativos náuticos, o turismo rural, o café e a fruticultura; em Bandeirantes e Siqueira Campos, com o turismo religioso; e em Sertaneja e Primeiro de Maio, com o Hard Rock Hotel.

“Além disso, O Governo do Paraná já autorizou a construção de parques urbanos em várias cidades da região, fortalecem e incentivam investimentos da iniciativa privada. É o caso de Cornélio Procópio, Assaí e Sertaneja”, lembra.

Romanelli acrescenta que, além dos investimentos do Governo do Estado e da iniciativa privada, os profissionais do Turismo são também responsáveis pelo crescimento do setor.

“São esses profissionais que fazem com que a economia do Paraná esteja em recuperação no turismo, um setor que cresce com o trabalho e a dedicação de quem conhece o Estado e divulga as nossas belezas naturais e culturas regionais. Parabéns a todos os turismólogos e profissionais de turismo pelo Dia Mundial do Turismo”, conclui o deputado.