Romanelli recebe presidente do IBGE e destaca importância do Censo

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) recebeu nesta quarta-feira, 20, na Assembleia Legislativa, o presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto, e o assessor da presidência, Sinval Dias dos Santos, que por muitos anos foi gestor do órgão no Paraná.

O tema do encontro foi o Censo 2022 e, segundo Rios Neto, foi uma oportunidade para agradecer ao legislativo do Paraná e ao deputado Romanelli pelo apoio para a realização da pesquisa. O parlamentar teve papel de destaque na tramitação do projeto de lei que permitiu a cessão gratuita de imóveis públicos para que o IBGE organizasse o trabalho de recenseamento no Estado.

“O Censo é uma fotografia do País e um instrumento fundamental para a condução das políticas públicas. Sem ele, ficamos no escuro”, afirmou Romanelli. “O Poder Público do Paraná está dando a sua contribuição por entender a importância de mapear as condições socioeconômicas da nossa população e poder direcionar ações para melhorar a vida das pessoas”, pontuou.

O Censo deveria ter sido feito em 2020, mas ficou suspenso durante dois anos. Primeiro, em razão da pandemia e na sequência por alegada falta de recursos pelo governo federal. A realização da pesquisa só se tornou possível em razão da intervenção do STF (Supremo Tribunal Federal). “O Censo é uma bússola para o País e seria absurdo não realizá-lo”, ressaltou Romanelli.

“Não é somente uma contagem populacional. O Censo também tem influência na dinâmica de uma nação e até reflexos no sistema democrático”, explica Romanelli. “Ele demonstra as condições de habitação, da vida no domicílio, de emprego e da renda, de saneamento e saúde”, completa o deputado.

Início – O trabalho de recenseamento começa em 1º. de agosto. De acordo com Sinval dos Santos, no Paraná foram selecionadas quatro mil pessoas para coletar as informações nos 399 municípios do Estado. O trabalho será feito por meio de uma plataforma digital e as respostas serão repassadas automaticamente para a base de dados do IBGE. Será feito um questionário por domicílio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *