O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) confirmou nesta quinta-feira, 21, que o DNIT deve entregar até outubro um estudo para desviar o trânsito de trens, prevendo a remoção da linha férrea, do perímetro urbano de Cornélio Procópio. “A linha de trem corta a cidade por cerca de 20km. As manobras e paradas das máquinas provocam transtornos no trânsito e o risco de acidente é constante. Há décadas se estuda uma forma de desviar o trecho urbano do trem, o que agora está cada vez mais perto da realidade”, disse.
Os engenheiros Antônio Rozão, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, e Marcelo Marques Ferreira, da Plannus Engenharia,responsável pelo EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) verificaram em Cornélio Procópio os detalhes da linha férrea para o início dos estudos. Os dois se encontraram ainda com o prefeito Amin Hannouche (PSD) e o projetista Adilson Correia, da Secretaria Municipal de Planejamento.
O prefeito adiantou que estão sendo elaborados outros estudos, importantes para a apresentação do relatório definitivo do EVTEA. “Serão feitos estudos pormenorizados de tráfego e ambientais, com os custos do empreendimento. Também será apresentado um diagnóstico local, com os impactos socioeconômicos, alternativas de desvio e análise socioeconômica do projeto, dentre outros estudos”, explica.
O projetista Adilson Correia aponta que várias propostas serão avaliadas, como a construção de viadutos ou o desvio por rotas alternativas. “A meta é apresentar técnicas e soluções para minimizar os transtornos e os riscos de acidentes que a estrada de ferro provoca, com prejuízos ao desenvolvimento de Cornélio Procópio”, reforça.
Ciclovias — O deputado Romanelli defende ainda projetos que promovam melhor aproveitamento da área às margens da ferrovia. Uma das propostas seria a construção de ciclovias e vias rápidas, ligando o Jardim Panorama aos jardins Primavera e Progresso, passando pelo centro da cidade.
“O prefeito Amin Hannouche e os vereadores buscam uma solução conjunta, onde essa área seja melhor aproveitada pela comunidade, com espaços de lazer e atividades físicas, inclusive com a construção de uma ciclovia”, disse.
Romanelli cita a proposta do vereador Rafael Hannouche (PTB), que em 2017 sugeriu a implantação de ciclovia às margens da linha férrea com início da rua Bento Ferraz de Campos, no Jardim Bela Vista, até a Praça dos Ferroviários, no centro da cidade. No entanto, a faixa de domínio da linha férrea é de responsabilidade da ALL (América Latina Logística).
“Com o desvio do trânsito de trens, que cruzam Cornélio Procópio, será possível fazer projetos ambientais e urbanísticos, para melhor aproveitamento da faixa de domínio, o que vai trazer benefícios significativos para a comunidade procopense, com a prática de esportes e atividades de lazer em família e em grupos”, defende Romanelli.
EF-369 — A Estrada de Ferro EF-369 liga os Estados de São Paulo e o Paraná, passando pelas cidades de Ourinhos (SP), cortando todo o Norte Pioneiro, e chegando até Porto Mendes (PR), às margens do rio Paraná. Ao todo, são 683 km de estrada de ferro ligando os dois estados.
O trecho entre Ourinhos e Apucarana corresponde à antiga Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, construído entre 1923 e 1942. A SPP foi incorporada à Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, que continuou a construção do trecho alcançando Maringá em 1954 e, finalmente, Cianorte, já pela Rede Ferroviária Federal em 1972. Este trecho atualmente é conhecido como Ourinhos-Cianorte.