Romanelli propõe e-sports nos jogos escolares e universitários do Paraná

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) apresentou nesta segunda-feira, 18, projeto de lei que insere no cronograma oficial dos jogos escolares e universitários do Paraná a modalidade de jogos eletrônicos (e-sports) e estabelece critérios para as competições. “O projeto de lei busca colocar nosso Estado no futuro. Os jogos eletrônicos são uma ferramenta muito poderosa para a motivação, atenção e engajamento dos estudantes”, sustenta o parlamentar.

De acordo com a proposta, serão proibidos jogos de cunho violento. A lei também coibe o uso de hacking ou programas de terceiros e veda práticas como insultos e discurso de ódio; comportamento disruptivo e abusivo; assédio moral ou sexual; discurso ou posicionamento político; discriminação e difamação; recusa de cumprimento de instruções da organização.

No encaminhamento da proposição, Romanelli afirma que este tipo de competição é uma ferramenta que pode ser utilizada em todos os tipos de escola, “contribuindo para redução das desigualdades educacionais e regionais”. “O propósito também visa a capacitação e conscientização de alunos e professores para as transformações da sociedade digital”, diz o texto.

Dia estadual – A prática de jogos eletrônicos, diz o deputado, contribui para a melhoria do aprendizado, evita evasão escolar, estimula a inovação e a integração digital, principalmente em escolas situadas em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica e baixo desempenho educacional. “As pessoas que participam destas atividades constroem valores e conceitos de unidade, respeito e auto aperfeiçoamento, tendo contato com novas realidades”, observa Romanelli.

O projeto de lei institui o Dia Estadual do Esporte Eletrônico, que faz referência à empresa Atari, uma das principais responsáveis pela popularização dos videogames, fundada em 27 de junho de 1972.

Os jogos escolares e universitários eletrônicos, justifica Romanelli, vai fomentar a prática dos E-sports com fins educativos e competitivos, traz entretenimento à prática social e estimula o pleno exercício da cidadania pela prática esportiva. “Os jogos vão apoiar a participação dos estudantes-atletas em grandes eventos esportivos e integrar os estudantes da rede pública e privada de ensino, possibilitando o intercâmbio sócio desportivo entre os participantes”.

“O projeto visa ainda a capacitação e conscientização de alunos e professores para as transformações da sociedade digital, o uso de técnicas motivadoras no aprendizado, redução das desigualdades educacionais, acesso à inovação e à integração digital em escolas nas regiões de maior vulnerabilidade”.

O deputado diz ainda que a iniciativa é mais instrumento para evitar “a evasão escolar, incorporando do uso de tecnolo giasque fazem parte do dia a dia e do interesse dos alunos”.

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