Reforma do Aeroporto de Loanda é estratégica para o Noroeste, diz Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse nesta quinta-feira, 18, que a reforma do Aeroporto Municipal Attílio Accorsi, de Loanda, é um investimento estratégico no atendimento aos 12 municípios e o desenvolvimento do Noroeste do Paraná.

“Loanda é a capital paranaense da indústria metalmecânica e o investimento em infraestrutura no aeroporto vai consolidar ainda mais a indústria e a geração de emprego e renda no Noroeste do Estado”, avalia.

O prefeito de Loanda, José Maria Pereira Fernandes (Pros) e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Bruno Leão se reuniram com Romanelli, em Curitiba, e reforçaram a importância da reforma do aeroporto. Na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística conversaram com engenheiros sobre os investimentos necessários no aeroporto.

De acordo com o prefeito, a meta é impulsionar a economia e o turismo regional. “Loanda é uma cidade-polo da microrregião, com uma indústria forte e promissora. A reabertura do aeroporto vai trazer melhorias para o setor, além de facilitar a inclusão da região no programa Voe Paraná, para ofertar voos comerciais com destino a outros grandes centros urbanos do Estado”, estima.

Infraestrutura

Construído há mais de 50 anos por um grupo de amigos e repassado à prefeitura, o aeroporto Attílio Accorsi necessita de investimentos para melhorar a infraestrutura da pista de pouso e decolagem e de outras instalações imobiliárias.

Localizado à margem da PR-218, a dois quilômetros do centro de Loanda, o aeroporto está desativado. A pista de 1.100 metros tem condições de receber aeronaves de pequeno porte, para atendimento à demanda regional.

Para que o aeroporto volte a funcionar, é necessária a realização de obras que contemplem os planos de incêndio e ruídos, o cercamento de toda a pista, recolocação de indicadores visuais, melhorias de sinalização e do recape asfáltico. O Aeroporto está inserido no programa do governo do Estado de Reestruturação dos Aeroportos Regionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *