O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse nesta sexta-feira, 12, que o Norte Pioneiro está vencendo os obstáculos e progredindo economicamente. “No Norte Pioneiro as cidades estão se desenvolvendo. Cada município tem sabido se reinventar e buscar alternativas de crescimento. Pegaram o limão e estão fazendo dele uma limonada. Com isso, estamos deixando no esquecimento aquela pecha de ramal da fome”, avaliou em entrevista a Roberta Gross no programa Café com Notícias da Rádio T de Jacarezinho.
O fortalecimento da região, pontua Romanelli, ainda carece de mais investimentos na área social e em infraestrutura, mas ele avalia que há grande potencial de desenvolvimento econômico em todo o Norte Pioneiro. “Sempre penso a nossa região como um grande território, que vai de Jataizinho até Wenceslau Braz. São 46 municípios e 600 mil habitantes. Com unidade e integração é possível fortalecer todas as cidades”, considera.
Segundo Romanelli, o turismo é um ativo regional forte, com opções de atração de visitantes no segmento religioso, rural, de contemplação da natureza, de lazer, aventura e esportes náuticos. “O projeto Angra Doce é um exemplo disso. Cria a possibilidade de novos investimentos e gera emprego e renda”, destacou.
Campo – Na área rural, o deputado cita a qualidade do café como um diferencial. “Estamos produzindo café de ponta, da melhor qualidade, em diversas cidades. Isso viabiliza a pequena propriedade rural e agrega valor à produção agrícola”, afirmou, lembrando o protagonismo das mulheres cafeicultoras e a importância do associativismo neste processo.
O deputado também defende a diversificação da produção agrícola, com incentivo à fruticultura. “Em parceria com a UENP, estamos criando um curso de tecnólogo em fruticultura. É uma forma de diversificar a produção da agricultura familiar e levar mais dinheiro para o campo. Um modelo de sucesso é a goiaba produzida em Carlópolis, que está sendo exportada”, disse.
O setor com potencial de crescimento, na avaliação do deputado Romanelli, é a indústria de alimentos. Ele também cita o exemplo da Pró Tork, instalada em Siqueira Campos, que se transformou na maior fábrica de peças para motocicletas da América Latina. “Há potencial em cada uma das nossas cidades”, considera.
Desigualdades – Romanelli também falou dos desafios que ainda precisam ser vencidos. “O Norte Pioneiro está avançando, mas ainda tem a tarefa de reduzir desigualdades sociais. Isso se faz com políticas públicas e há um esforço dos municípios e do Estado neste sentido”, disse o deputado.
“O combate à desigualdade é uma das prioridades do nosso trabalho na Assembleia Legislativa. Estamos sempre dialogando com o governo estadual para trazer mais recursos para a área social e de saúde, à toda a região e há grande sensibilidade do governador Ratinho Junior com as nossas demandas”, afirmou.