Categorias
Investimentos Norte Pioneiro Projetos Segurança Sertaneja

Viaduto em Sertaneja homenageia pecuarista Renato Turquino

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça-feira, 26, projeto de lei do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que homenageia o pecuarista Renato Turquino, que dará o nome ao viaduto localizado no entroncamento da PR-323 com a PR-160, em Sertaneja, no Norte do Estado.

“Filho de imigrantes italianos, Renato Turquino batalhou para consolidar a marca da pecuária RT, conhecida pela qualidade de rebanho que produzia. Inclusive, foi ele quem pediu a construção do viaduto, para evitar ou diminuir o número de acidentes. Por isso, merece essa homenagem”, justifica o deputado.

História

Renato Turquino foi pecuarista e por muitos anos concentrou a administração das propriedades em Sertaneja. Casado com Lenice Magalhães Meda Turquino, morou no norte pioneiro até 1977, região escolhida por ele para educar os filhos.

Embora nunca mostrou interesse em ingressar na política, atuava nos bastidores e mesmo morando em outro Estado, manteve domicílio eleitoral em Sertaneja, assim como a esposa, a filha e o genro. Em 1965, chegou a cultivar 1 milhão de pés de café em todas as fazendas de que tinha posse.

Em 2012, Renato Turquino solicitou ao então governador Beto Richa a construção de um viaduto no entroncamento da PR-323 com a PR-160, pois o local registrava altos índices de acidentes com vítimas fatais. Quando a obra de recuperação da rodovia, com a construção do viaduto foi iniciada, o genro dele, Fabio Barbante de Barros, lembrou-se desse pedido feito em sua presença e reforçou a solicitação.

“Renato Turquino viveu até os 89 anos. Foi uma pessoa muito humilde, atenciosa e querida por todos, merecendo essa homenagem como reconhecimento de seu trabalho e dedicação pela cidade de Sertaneja e do Norte do Paraná”, conclui o deputado Romanelli.