Uenp Sustentável quer ser exemplo ao Norte Pioneiro

A reitora Fátima Padoan disse que a Universidade Estadual do Norte do Paraná trabalha para ser exemplo no país com ações de sustentabilidade corporativa. “A Uenp quer arrumar a casa para ser exemplo para o Norte Pioneiro e o Paraná”, reafirmou no lançamento do Programa Uenp Sustentável, nesta quinta-feira, 21.

O programa, em execução desde agosto pelas redes sociais, foi lançado em comemoração aos 15 anos da universidade. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) acompanhou o lançamento. “Trabalhamos pela consolidação da universidade. Aos 15 anos, a Uenp se mantém inclusiva, sustentável e conectada com o futuro”, disse Romanelli.

A reitora Fátima Padoan reforçou que a Uenp tem uma responsabilidade social com a região e que a sustentabilidade interna, será exemplo para o Norte Pioneiro. “A Uenp está comprometida com a sustentabilidade e o meio ambiente. Se não houver uma mudança de mentalidade, certamente os problemas aumentarão a cada dia que passa”.

Ela lembrou ainda que parte dos efeitos provocados pelas mudanças climáticas faz parte das ações irresponsáveis da sociedade com o meio ambiente. “Vamos promover a sustentabilidade no Norte Pioneiro. Mas, antes, vamos fazer o dever de casa. Mais do que convencer com palavras, a Uenp quer arrastar pelo exemplo”.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A ambientalista e diretora-geral da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Fabiana Campos, destacou a proposta da Uenp de atender os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). Fabiana contribuiu no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade.

“A Uenp adotou políticas ambientais e de sustentabilidade para cumprir um dos requisitos do PDI, que contou com ampla participação de professores e, sobretudo, dos colegiados que têm alguma relação com a área ambiental da universidade”, explica.

“Se queremos uma Uenp sustentável, devemos olhar além das quatro paredes. Precisamos planejar o que seremos daqui 15 anos, mas com a comunidade regional inserida nesse processo. E a Uenp tem um papel importante nisso, ao ser exemplo de uma instituição que promove e pratica a sustentabilidade”, reafirma.

Impacto ambiental

A proposta do programa é “pensar nos processos, reduzir o consumo, repensar escolhas e reciclar materiais” para promover a redução significativa no impacto ambiental causado pela universidade.

O programa será executado pela AGPS (Assessoria de Gestão das Políticas de Sustentabilidade), que surgiu quando da elaboração do PDI. O objetivo é promover o desenvolvimento de políticas de sustentabilidade, para promover a conservação e proteção ambiental nas atuações de gestão, ensino, pesquisa e extensão.

Selo Sesi

A meta é incentivar a participação de toda a comunidade acadêmica para que a Uenp possa obter o Selo Sesi ODS, que premia iniciativas de atuação em prol dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Para isso, a Uenp quer aderir à Agenda Ambiental de Administração Pública e obter a certificação ISO 14001.

Dentro os projetos já em andamento na universidade, está a coleta seletiva solidária, que auxilia na preservação do meio ambiente com a reciclagem de materiais e na qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis.

A Uenp também quer determinar o fim do uso de copos descartáveis. Em 2019, um levantamento estimou a geração em cerca de 9,5 mil copos/semana em todos os campi da Uenp, o que resulta em 451,5 mil copos ao ano.

O que são os ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Na agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são a erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar, educação de qualidade; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; inovação infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *