Cornélio Procópio iniciou nesta sexta-feira, 22, a esterilização de 231 animais pelo Castrapet, programa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest). Outras seis cidades também serão atendidas: Bandeirantes, Japira, Sapopema, Santo Antônio da Platina, Guapirama e Santa Cecília do Pavão.
Em Cornélio Procópio, a esterilização dos animais é acompanhada pela diretora-geral da Sedest, Fabiana Campos. “Quando a gente controla a saúde dos animais, controlamos também a saúde dos humanos e do ambiente”, disse. Fabiana Campos defendeu ainda maior rigor para quem comete crime de maus tratos aos animais.
O prefeito Amin Hannouche (PSD) anunciou ainda que, em Cornélio Procópio, o programa pode se tornar permanente, graças à parceria entre a prefeitura e a Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná), através do Hospital Veterinário Escola do campus de Bandeirantes.
Segundo ele, o trabalho será feito sob orientação de profissionais da universidade em fase de conclusão da graduação, a partir do início do ano que vem após o reinício das atividades do campus. “Estamos preparando toda a documentação necessária para celebrar esse convênio. Já temos os recursos necessários para este projeto, que vai garantir a saúde dos animais e da população”, disse o prefeito.
Em Cornélio Procópio, o Castrapet vai atender a população até o dia 25. Depois será a vez de Bandeirantes receber o programa, nos dias 27 e 28. Em novembro, o Castrapet estará em Japira, nos dias 5 e 6 e em Sapopema dentre os dias 8 e 9. Santo Antônio da Platina também será atendida, entre os dias 12 e 14. Já em Guapirama a ação está prevista para o dia 16 de novembro.
Em Santa Cecília do Pavão serão esterilizados 101 animais. O Castrapet atende a cidade no dia 7 de janeiro. O cadastro começa a partir desta segunda-feira, 25, na Vigilância Sanitária, que fica na rua Jerônimo Farias Martins – Bairro Fraternidade (prédio do postinho da Fraternidade).