A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), que completa 15 anos nesta terça-feira, 28, tem se destacado pela grande contribuição ao desenvolvimento regional, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB). “A Uenp é comprometida com as demandas locais e regionais e tem contribuído para apagar a imagem de que a região onde atua era o ramal da fome. É um grande patrimônio do Paraná”, aponta.
A universidade tem sedes em Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho e, ao todo, presta serviços em 46 cidades da região. “Não restam dúvidas da relevância da universidade para o progresso do Norte e do Norte Pioneiro. A instituição, seus profissionais e alunos, são grandes protagonistas da evolução regional, pelas atividades de ensino e pesquisa, pelos serviços prestados à sociedade”, sustenta Romanelli.
A Uenp tem 27 cursos de graduação presencial e dois de ensino à distância (EaD). São seis programas de mestrado e um doutorado, além de especializações com aulas presenciais e remotas. A universidade forma por ano cerca de 1.000 profissionais, da graduação à pós-graduação. “De maneira efetiva, a Uenp contribui para o acesso ao ensino superior no Norte do Paraná, impactando diretamente na realidade da região na qual está inserida”, destaca a reitora Fátima Padoan.
A reitora salienta que a construção de parcerias, em diversos níveis, potencializa o papel da Uenp na sociedade. “Ano após ano, a Uenp tem conquistado seu espaço e o seu protagonismo no desenvolvimento regional”, pontua Fátima Padoan, que fez questão de agradecer o apoio do deputado Romanelli para o fortalecimento da instituição.
“Essas parcerias estabelecem uma rede de conexões imprescindível à vida da universidade, contribuindo efetivamente para a realização de ações que trazem como objetivo maior o bem estar das pessoas e o desenvolvimento social e econômico da nossa região”, afirmou ela. Hoje, a universidade se faz presente na vida de milhares de pessoas”, completa.
Histórico – A Universidade Estadual do Norte do Paraná foi criada pela Lei nº 15.300, de 28 de setembro de 2006, e autorizada a funcionar pelo decreto estadual no 3.909/2008 com sede da reitoria em Jacarezinho e campi nas cidades de Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho.
A Uenp reuniu antigas instituições de ensino superior existentes na região: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (Fafija), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho (Faefija), Faculdade de Direito do Norte Pioneiro (Fundinopi), Fundação Faculdades Luiz Meneghel (FFALM) e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (Faficop).