Livro traz luta dos médicos pioneiros de Santo Antônio da Platina

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) participou nesta sexta-feira, 20, do lançamento do livro “Medicina Platinense no Século XX” do médico Luciano Dias de Oliveira Reis, parte das comemorações dos 107 anos de emancipação político-administrativa de Santo Antônio da Platina. O evento na Câmara Municipal contou com a presença de dezenas de pessoas, entre médicos e lideranças.

O livro traz o trabalho dos médicos pioneiros que ajudaram a transformar a cidade no polo regional de saúde, com profissionais das mais diversas especialidades. “É um livro que narra não apenas a história de Santo Antônio da Platina, mas do próprio hospital Nossa Senhora da Saúde. São 78 anos do hospital e 107 da cidade, que é um dos principais centros de especialidades médicas do Norte Pioneiro”, disse Romanelli.

Pioneirismo — A família dos pais do médico Luciano Dias dos Reis chegou em 1905 em Santo Antônio da Platina. O município tinha apenas nove anos de fundação e muitas áreas ainda precisavam ser desenvolvidas.

Com muito trabalho e esforço, o pai do autor do livro, Alício Dias dos Reis, conseguiu se formar em medicina. Desde 1952, atuou na área da saúde e é o primeiro médico platinense a exercer a profissão na cidade. Faleceu em maio de 1982, com apenas 59 anos, vítima de acidente de carro.

Foi eleito prefeito três vezes (1959, 1968 e 1976) e vereador por dois mandatos – em duas eleições, o mais votado. Neste ano, o pioneiro completaria 100 anos. Para marcar a data, Luciano Reis, o autor do livro, decidiu lançar a obra em homenagem ao pai.

A ideia surgiu no ano passado, depois que o médico platinense acordou de um sonho. “Eu sonhei com o meu pai e, quando acordei, pensei: ele iria completar 100 anos. Aí decidi escrever um livro para contar a história dele”, revela.

No livro, Luciano descreve a juventude do pai em Santo Antônio da Platina, o esforço para se formar em medicina e depois, já graduado e em plena atividade profissional, a luta para construção e instalação do Hospital Nossa Senhora da Saúde, que foi inaugurado em 6 de julho de 1943. À época, o interventor Manoel Ribas foi a principal autoridade presente à inauguração.

“Quando comecei a escrever a história do meu pai e da criação do hospital, percebi que daria um livro. Foi aí que surgiu essa obra, intitulada de Medicina Platinense no Século XX”, explica Luciano Dias. A primeira edição do livro teve 800 exemplares.

Lançamento — Inicialmente, a proposta era fazer o lançamento do livro no aniversário do Hospital Nossa Senhora da Saúde. Mas, com os números de casos de covid-19 altos, houve a necessidade de adiamento da data. Agora, em comemoração aos 107 anos de Santo Antônio da Platina e com a pandemia caminhando para o controle, o médico decidiu lançar a obra.

A solenidade, no entanto, foi restrita a profissionais da área médica e lideranças políticas que contribuíram para a manutenção do hospital. “É uma honra e uma alegria fazer parte dessa história. Mas, saúde é uma prioridade e sempre vou lutar para que o Norte Pioneiro e o Paraná recebam os investimentos necessários para atender com qualidade e eficiência a toda a população. E, claro, sempre incluindo o Hospital Nossa Senhora da Saúde no orçamento do Estado, para ajudar na manutenção e administração”, assume.

Luciano Dias dos Reis comemorou aniversário essa semana e o lançamento do livro também marca essa data. “Sempre festejei meu aniversário com os amigos. Mas nesse ano, por causa da pandemia, não teve comemoração. O lançamento do livro também festeja minha idade nova”, confirma.

A Unimed adquiriu 200 exemplares para distribuir aos médicos cooperados. Outros foram distribuídos a pessoas citadas no livro. No lançamento, alguns exemplares foram distribuídos gratuitamente. “Quem participou foi convidado a doar qualquer valor para o hospital, em troca de um exemplar. Toda a renda tem destino certo”, avisa. O destino é o caixa do Hospital Nossa Senhora da Saúde. “Não sou escritor, sou cirurgião. Não quero um centavo desse livro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *