Pavimentação vai permitir escoamento da produção entre Santana do Itararé e Siqueira Campos

Os prefeitos José Izac (Santana do Itararé) e Luiz Germano (Siqueira Campos) apresentaram, em Curitiba, ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o projeto de pavimentação da estrada de 17 quilômetros, corredor de escoamento da produção rural das duas cidades.

“Siqueira Campos e Santana do Itararé têm como base a agricultura familiar. São agricultores que muitas vezes enfrentam a lama, o que atrapalha na entrega da produção. Além disso, muitos estudantes precisam percorrer esse trecho da rodovia para ir à escola e, com o retorno às aulas presenciais, o transporte precisa ser rápido, eficiente e seguro”, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) nesta segunda-feira, 16.

Regularização

Moradores da Vila Nova e da Campininha, em Santana do Itararé poderão ainda regularizar as áreas de terra em que vivem e trabalham. Inicialmente, cerca de 150 famílias serão atendidas com um projeto-piloto de regularização fundiária  ainda neste ano. Numa segunda etapa, o projeto será estendido a moradores de outras áreas rurais do município.

Muitos imóveis rurais de Santana do Itararé ainda não têm a escritura registrada em cartório, o que dificulta aos proprietários o acesso a linhas de créditos ou o atendimento a serviços públicos essenciais.

A prefeitura disponibiliza assistência técnica topográfica, urbanística e jurídica para acompanhar os processos para regularizar os imóveis. “Com o acesso a linhas de crédito, os proprietários poderão investir na melhoria da casa ou de barracões, o que vai gerar emprego na área da construção civil e o aquecimento da economia, sobretudo com a venda de materiais de construção”, avalia o deputado.

Saúde

O Cisnorpi (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro) e a prefeitura de Santana do Itararé distribuíram cinco novas cadeiras de rodas motorizadas a pacientes atendidos no Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e no Centro de Saúde. O prefeito José Izac disse que a prefeitura vai ampliar o atendimento a mais pessoas que têm dificuldade de mobilidade. Segundo ele, o ideal é estender este avanço a todos que precisam dos equipamentos. “Estamos trabalhando para que novas cadeiras sejam adquiridas”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *