Produção orgânica do Norte Pioneiro é referência para outros estados

A produção e a certificação de produtos orgânicos do Norte Pioneiro são referências para pesquisadores sul-mato-grossenses. Uma equipe da Empaer (Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) veio ao Paraná para conhecer a produção em Ribeirão Claro, Carlópolis e Ibaiti. Eles também apresentaram o processo de certificação na Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), do Mato Grosso do Sul.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou que a região é um dos principais produtores de fruticultura do estado, com goiaba, morango, lichia, abacaxi, maracujá e mamão, entre outros. “São produtos de qualidade, que pesam na balança comercial brasileira, pois são exportados para vários países da Europa e Ásia. Resultado do cuidado com o qual o produtor trata a produção de alimentos livres de agrotóxicos”, diz.

Abacaxi e goiaba — Os pesquisadores, acompanhados de técnicos do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) visitaram a APO (Associação de Agricultores de Produtos de Orgânicos) e a produção de abacaxi em Ribeirão Claro. Eles também visitaram a cooperativa de produtores com certificação de Carlópolis e conheceram a produção de goiaba com certificação orgânica de Ibaiti.

Para a pesquisadora Cássia Vieira, a visita ao Norte Pioneiro e outras regiões superou as expectativas. “Encontramos profissionais com profundos conhecimentos na área, comprometidos e com excelentes trabalhos no campo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *