Relatório do Sebrae aponta que quase 73% dos empregos criados no Paraná neste ano foram abertos por micro e pequenas empresas. Para o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), este resultado demonstra a força dos pequenos negócios e a importância do segmento para a retomada da economia.
“Os impactos da pandemia estão passando. Os empregos estão voltando e as micro e pequenas empresas têm papel extraordinário nesta retomada”, avaliou Romanelli nesta quinta-feira, 12. “É um setor que merece toda a nossa atenção pela dinâmica que é capaz de dar à economia”, completa.
“Desde o início da pandemia tenho alertado para a necessidade do poder público dar suporte e apoio aos pequenos negócios, que é onde as oportunidades de trabalho aparecem com maior agilidade”, explica Romanelli. “A abertura de crédito pelo setor público é um fator importante para fomentar as microempresas, setor que muitas vezes não encontra amparo no sistema financeiro privado”.
Romanelli pontua que neste ano a Assembleia Legislativa aprovou a criação do Programa Retoma Paraná, para o parcelamento de débitos tributários, e também autorizou o auxílio emergencial para microempresas e microempreendedores. Outro projeto votado é o Descomplica Paraná, cita o deputado, criado para desburocratizar processos que dificultam a vida dos empreendedores.
Empregos – Segundo o estudo do Sebrae, que tem como base o Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregos), micro e pequenas empresas abriram 86.293 novas vagas no primeiro semestre de 2021. As médias e grandes empresas absorveram 30.630 empregados, equivalente a 25,88%.