O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirmou nesta quinta-feira, 29, que a pandemia mostra sinais de desaceleração, mas ainda há muita gente promovendo aglomerações, e é preciso ação forte das autoridades para reprimir atos irresponsáveis. “Vamos conviver com a pandemia por um bom tempo e é preciso proteger a vida”, defendeu em entrevista para Gildo Alves, da rádio 104 FM de Cornélio Procópio.
“A grande maioria das pessoas é responsável, usa máscara, respeita o distanciamento e busca a vacinação. Mas ainda convivemos com gente que age de forma irresponsável. A vacina aumenta a proteção, mas não impede infecções. Só teremos maior tranquilidade em relação ao contágio quando 70% das pessoas forem imunizadas”, afirmou.
Segundo Romanelli, o Paraná faz um grande esforço para vacinar a população adulta até o final de setembro. O deputado informou que o Ministério da Saúde se comprometeu em enviar 3 milhões de doses ao Estado em agosto. “Esperamos que a promessa seja cumprida. Mas mesmo assim, precisamos manter aceso o cuidado individual e com as outras pessoas”.
Romanelli lamentou o atraso da vacinação no Brasil. “Poderíamos ter ganho três meses se o governo federal tivesse feito a coisa certa e comprado as vacinas no ano passado”, disse. A demora, segundo o deputado, além de provocar mortes, colocou o sistema hospitalar no limite. “Passamos por períodos muito graves e temos que agradecer aos profissionais da saúde, que se desdobraram para salvar vidas”.
Variante Delta – O deputado também alerta para a confirmação de contágio comunitário pela variante Delta, que pode pressionar novamente a estrutura de saúde. “É uma notícia preocupante porque pode haver novo aumento de casos”, ponderou. “Precisamos nos cuidar porque esta doença é muito séria. Quem tem covid passa por momentos de grande tensão, pois não sabe como será a evolução”.