O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) ressaltou nesta quarta-feira, 30, a importância da participação das Câmaras Municipais na discussão sobre o futuro dos pedágios no Paraná. A declaração aconteceu após a entrega de duas manifestações de parlamentares de Jacarezinho e Corbélia à Frente Parlamentar sobre os Pedágios, da Assembleia Legislativa.
Os documentos defendem a licitação pelo menor preço de tarifa e enumeram reivindicações locais sobre a futura concessão. “O trabalho da Frente Parlamentar da Assembleia está estimulando que o debate sobre os pedágios ocorra localmente e regionalmente. É muito importante que isso ocorra em todo o Estado, pois os impactos das novas concessões serão de longo prazo”, avalia.
NOVA CONCESSÃO – Romanelli também destacou o início de uma nova fase do processo de construção do modelo da futura concessão de rodovias. Conforme anunciado pelo Governo do Estado, a elaboração da proposta final passará a ser feita em conjunto com o setor produtivo paranaense.
A decisão foi comunicada logo após uma reunião do governador Carlos Massa Ratinho Junior e outros membros do governo estadual com dirigentes do G7, um grupo de entidades que representa os maiores segmentos empresariais do Paraná.
No encontro, os representantes das entidades do setor privado reafirmaram a necessidade do governo e sociedade formatarem juntos um modelo que atenda às necessidades dos paranaenses. A ideia é que, depois de finalizada esta discussão, a proposta seja debatida também com o Poder Legislativo.
FRENTE PARLAMENTAR – Romanelli frisou que a frente da Assembleia Legislativa colheu uma série de sugestões nas audiências públicas realizadas por todo o Paraná e seguirá mobilizada para discutir a nova modelagem. Ele pontua que os deputados também precisam aprovar a delegação de estradas estaduais para compor o programa federal.
“Vamos aguardar a nova proposta e contribuir no que estiver ao nosso alcance, uma vez que tivemos muita participação da sociedade nas audiências da Frente Parlamentar. O fato concreto é que seguiremos na defesa do menor preço de tarifa como condição para liberar as rodovias estaduais, sem que haja instrumento que pressione o valor da tarifa para cima”, explicou Romanelli.
Segundo o governo estadual, após o Ministério da Infraestrutura aprovar o leilão pelo menor preço, o projeto da nova concessão entrou na fase de detalhamento. O texto informa ainda que a garantia da execução das obras ficará vinculada ao desconto ofertado. Ou seja: quanto maior a redução oferecida, maior será o aporte financeiro da empresa.