Sancionada lei que denomina de “Deputado Santinho Furtado” rodovia no Norte Pioneiro

O governador Ratinho Junior (PSD) sancionou a lei que denomina de rodovia Deputado Santinho Furtado o trecho da PR-439 entre as cidades de Santo Antônio da Platina e Ribeirão do Pinhal, no Norte Pioneiro. A lei 20.612/2021 foi proposta pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

“Uma justa homenagem a uma liderança política e empresarial histórica da região. Um político hábil, sério e muito respeitado. Fomos colegas de partido, caminhamos juntos em diversas campanhas eleitorais e trabalhamos em prol do Norte Pioneiro e do Paraná”, disse Romanelli.

Sebastião Vitral dos Santos Furtado nasceu em Santo Antônio do Aventureiro (MG), em 1931. Formou-se em Direito pela UFPR em 1959, foi vice-presidente da Sociedade Rural do Paraná (1967-1968), diretor da Associação Paranaense dos Cafeicultores (1967-1969), presidente da Sociedade de Economia Rural de Londrina PR (1972-1976).

Construiu a carreira política no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar. Em 1979 integrou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), sucessor do MDB.

Em 1982, elegeu-se deputado federal pelo Paraná, quando foi coordenador da “Bancada Ruralista”. Em 1986 foi eleito deputado federal Constituinte pelo PMDB.

Deixou a Câmara ao término da Legislatura, em janeiro de 1991, mas continuou atuando politicamente na coordenação de campanhas eleitorais no norte do Paraná, região onde desenvolvia atividades empresariais no setor de agropecuária.

Nos anos posteriores, permaneceu em Santo Antônio da Platina, onde se dedicou à administração de suas empresas, mas continuou a militar no PMDB paranaense, além de comparecer frequentemente nas atividades políticas da região.

Em 2012, aos 81 anos, Santinho Furtado voltou a disputar uma eleição pelo PMDB. Desta vez para a Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Platina. Eleito, assumiu a presidência do legislativo. Faleceu em novembro de 2015, aos 84 anos, em sua residência na cidade de Santo Antônio da Platina, vítima de um infarto. Deixou viúva e duas filhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *