O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) cumprimentou nesta quarta-feira, 26, o estudante Rafael Palma Nagamine Costanzi, da UTFPR – campus Cornélio Procópio. Costanzi foi um dos 14 selecionados do Paraná com projeto aprovado na chamada RHAE (Recursos Humanos em Áreas Estratégicas) – Pesquisador na Empresa Incubada, do governo federal. O Paraná foi o estado que teve o maior número de projetos aprovados, do total de 66. O Rio Grande do Sul teve 10 projetos aprovados e São Paulo e Santa Catarina tiveram sete, cada estado. Os demais estados tiveram menor número.
“É estudante universitário paranaense que se destaca no cenário nacional com aprovação de projeto voltado à inserção de pesquisadores em empresas incubadas. Esse resultado mostra que o Norte Pioneiro, com as universidades de ensino e pesquisa, tem muito a contribuir com o desenvolvimento de tecnologia e serviços para o Paraná e o Brasil”, destaca Romanelli.
O projeto aprovado agrega a transformação digital e a inteligência artificial na linha de produto de software da QRiativa, empresa com sede em Londrina, da qual Costanzi é diretor. O projeto integra o programa de pesquisa da Incubadora de Inovações da UTFPR.
QRiativa
A iniciativa busca a inserção de pesquisadores em microempresas e empresas de pequeno porte, vinculadas às incubadoras de empresas em operação no País. Com a aprovação do projeto, Rafael Constanzi vai receber uma bolsa de pesquisa das 163 concedidas pelo governo federal que vai investir R$ 5,3 milhões para as bolsas.
A QRiativa é uma startup voltada à transformação digital, fundada por três estudantes universitários. A startup oferece maior agilidade e controle no gerenciamento pessoal e empresarial, utilizando documentos fiscais eletrônicos para automação dos processos, conferindo maior rapidez e confiança dos dados. A tecnologia criada pelos estudantes recebeu o prêmio Empresa Incubada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e foi aprovada em primeiro lugar do sul do país, no programa Conecta Startup Brasil.