“Assaí é celeiro de jovens cientistas”, diz Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli disse nesta quinta-feira, 20, que com o ensino profissionalizante, a cidade de Assaí se tornou um celeiro de jovens cientistas. O deputado destacou projetos inovadores que serão apresentados pelo Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria Lydia Cescato Bomtempo, na Suntech, ação tecnológica que acontece durante a 1ª Olimpíada Tecnológica – Olintec 2021 – neste sábado, 22.

“Os estudantes vão apresentar projetos criados com o aprendizado nos cursos profissionalizantes de eletroeletrônica, mecânica, edificações e agronegócios, como o concurso de pontes de palitos, o lançamento de minifoguetes e a batalha de robôs, além de um ciclo de debates sobre o agronegócio”, explica Romanelli.

Incubadora — A Suntech apoia e incentiva empreendimentos de base tecnológica, como o lançamento de uma incubadora para articular a interação entre estudantes, entidades educacionais e empresários. “É uma forma de incentivar a inovação e o desenvolvimento econômico e social do Norte Pioneiro” disse Romanelli.

“A incubadora regional de Assaí é mais um projeto do Assainov [Centro de Inovação Tecnológica Regional Yoitiro Hiraiwa], entidade mantida pela prefeitura e que mostra que o investimento em educação tecnológica é a garantia de futuro para os novos cientistas”, acrescenta.

O Sebrae é um dos parceiros da incubadora tecnológica. A 1ª olimpíada tecnológica acontece em comemoração aos sete anos do centro profissionalizante de Assaí.  “Com a Suntech, vamos motivar o engajamento dos alunos nas videoaulas e também a realização das atividades no Google Classroom. A live vai mostrar o que o CEEP Assaí tem a oferecer para capacitar nossos alunos e prepará-los para o mercado de trabalho”, disse o diretor Aquiles Fernandes.

Confira abaixo os projetos dos estudantes do CEEP Assaí

Concurso de pontes de palitos — Voltado aos alunos do curso técnico em Edificações, sob orientação dos professores e equipe pedagógica, o concurso de pontes de palitos tem o objetivo de conexão entre teoria e prática num contexto de ensino remoto. Os alunos realizaram o projeto em suas residências e a avaliação terá como parâmetro a resistência de estruturas treliçadas através da elaboração de maquetes de pontes com palitos de sorvete. A ponte vencedora será aquela que resistir ao maior peso.

Lançamento de minifoguetes — A equipe Orion do CEEP Assaí apresentará o foguete criado pelos alunos do curso técnico em Mecânica. Feito de garrafa PET de pequeno volume, 500 ou 600 ml, o artefato, fabricado por um aluno, tem um motor de propelente sólido com energia suficiente para lançamento a cerca de 100 metros de distância do ponto de lançamento. Os professores orientadores do projeto coordenarão os lançamentos dos foguetes, cuidarão de todos os aspectos da segurança do evento e medirão os alcances obtidos pelos foguetes. Aqueles que tiverem os melhores desempenhos e maiores distâncias serão premiados.

Batalha de robôs — Pelo fato de a robótica estar relacionada a torneios e competições, as produções dessa área exigem a elaboração de pesquisa científica. Essa experiência prepara o aluno para ser um pesquisador, estimulando os estudantes a mostrarem suas ideias e apresentarem seus projetos tanto interna quanto externamente. Na primeira Olimpíada Tecnológica do CEEP Assaí, os alunos terão a oportunidade de mostrar todo o seu conhecimento, apresentando as potencialidades de suas criações. O robô vencedor será aquele que apresentar o melhor desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *