O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirmou nesta quarta-feira, 28, que a criação do programa Paraná Produtivo, pelo governo estadual, é mais uma oportunidade de estímulo para transformar os potenciais econômicos regionais em riquezas. Para ele, a iniciativa é fundamental para o Norte Pioneiro.
“É uma ação muito importante neste momento. É necessário acelerar os diagnósticos e propor ações efetivas. A pandemia deixará marcas profundas na vida das famílias e também prejuízos econômicos imensos. Precisamos de medidas de recuperação no curto prazo, mas também de soluções de desenvolvimento econômico sustentável, de longo prazo”, avalia Romanelli.

A proposta da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes já começa a ser implementada nesta semana em Jacarezinho, no dia 29, e Cornélio Procópio, no dia 30. O primeiro passo é a realização de oficinas com prefeitos, secretários municipais e lideranças do setor produtivo para elaborar diagnósticos das regiões, elencar oportunidades e priorizar ações.
Segundo o governo estadual, até o terceiro trimestre haverá a entrega do plano de ação. O programa vai identificar potenciais e carências das regiões e planejar um desenvolvimento produtivo integrado dos municípios. “A intenção é contribuir para a geração de emprego e renda e a diminuição das desigualdades regionais”, afirma o secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge.
TERRITÓRIOS
A Paraná Projetos e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) são parceiros no desenvolvimento do programa. Para orientar as ações, foi criada uma base de informações territoriais que vai auxiliar na visualização dos pontos fortes e oportunidades de cada região.
Além de Jacarezinho e Cornélio Procópio, a iniciativa do Governo do Estado será aplicada também em Paranavaí, Campo Mourão, Guarapuava e entre Cianorte e Umuarama, Irati e União da Vitória e Castro e Telêmaco Borba. São 202 municípios nessas regiões, onde vivem 3,3 milhões de pessoas.