O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse nesta terça-feira, 25, que Colorado está vencendo mais um desafio no combate ao coronavírus com os investimentos no Hospital Santa Clara, essenciais para tratamento dos mais de 14 mil infectados pela covid-19 no Noroeste do Estado.
Romanelli observa ainda que o tratamento na rede hospitalar dependia exclusivamente da logística de transporte, mas que agora, com os investimentos necessários, muitos pacientes são atendidos na região mesmo, sem necessitar de deslocamentos para Maringá ou Paranavaí.
“Os hospitais em Paranavaí e Maringá são os mais próximos da rede credenciada. Com a abertura de dez novos leitos em Colorado, esse atendimento ficou mais próximo ainda”. O deputado lembra que a macrorregião Noroeste já teve 10 mil pessoas recuperadas da doença.
Parceria
Desde o início da pandemia, o Estado instalou 1,1 mil leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e um dos exemplos são os leitos criados no Hospital Santa Clara em Colorado. “O hospital foi equipado com o que há de mais moderno em hospitais próprios, filantrópicos e privados que atendem o SUS, garantindo a mesma eficiência no tratamento aos pacientes da região”, afirma Romanelli.
Na cidade, o Estado ativou em março, dez leitos exclusivos para tratamento da covid-19. Romanelli acrescenta que esses leitos permanecerão pós-pandemia. “Foi um investimento de R$ 1,2 milhão, que possibilitou ainda a compra de equipamentos, como respiradores, ventiladores e monitores”, disse Romanelli. Segundo ele, os leitos pertencem à rede de 463 espaços de tratamento credenciados pelo Ministério da Saúde no Paraná.
Além deste investimento, o hospital instalou um filtro absoluto, que mantém a pressão negativa integral em todo o espaço e garante 99,9% de pureza no ar. “Todos os espaços foram separados por vidros, atendendo ao protocolo contra o contágio do coronavírus, para assegurar a saúde do médico plantonista e dos 24 funcionários que trabalham diariamente neste espaço”, observa.
Hemodiálise
Desde o começo da pandemia, os leitos tiveram uma ocupação média de 60%. Pelo menos 70 pacientes precisaram usar os leitos exclusivo de covid-19. A maioria teve alta médica.
O governo estadual também disponibilizou 25 enfermarias para atender pacientes da covid-19. O hospital também recebeu investimento de R$ 500 mil para compra de dez novas cadeiras de hemodiálise. A direção aguarda apenas a habilitação do Ministério da Saúde para começar a atender pacientes.
A estrutura vai atender os 59 pacientes cadastrados na região, que precisam enfrentar de três a cinco horas de sessão e ainda se deslocar três vezes por semana em ônibus ou vans até Maringá para receber atendimento. O Hospital Santa Clara é filantrópico e atualmente cerca de 80% do atendimento é feito pelo Sistema Único de Saúde.