A Assembleia Legislativa faz nesta segunda-feira (9), uma sessão especial ao Dia do Médico Veterinário, proposta pelo deputado Romanelli (PSB). A sessão vai reunir órgãos e entidades de classe e homenagear os profissionais Luiz Paulo Rigoli e Antonio Roberto Fiani Bacila, que se destacaram no exercício da medicina veterinária no Paraná.
Romanelli argumenta que a contribuição veterinária para a segurança alimentar e o controle de doenças vai além de sua atuação em clínicas e pet shops que cuidam de animais domésticos nas cidades “Uma profissão de extremo valor com ampla atuação, ainda mais no Paraná, estado que tem no agronegócio a sua principal força econômica. A presença deles no campo é a garantia de maior produtividade e de qualidade dos alimentos”, ressalta,
Rodrigo Távora Mira, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná, faz uma defesa da profissão. Ele falou da necessidade dos Conselhos para fiscalização do ensino da medicina veterinária no País na busca pela qualidade dos profissionais. “O Brasil precisa de médicos veterinários de qualidade, comprometidos com a ética e a sociedade, possuidores de uma visão humanista e crítica. Os conselhos garantem esta formação”, disse. Também serão entregues certificados de Menção Honrosa às entidades representantes dos médicos veterinários no estado.
Presenças – Estarão presentes na sessão solene representantes da Adapar, Emater, Secretaria da Agricultura, Fórum das Entidades da Medicina Veterinária, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária, Academia Paranaense de Medicina Veterinária, Associação Nacional de Clínicos Veterinários, Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários e Sociedade de Médicos Veterinários de Eqüinos.
No Paraná, o Dia Estadual do Veterinário é comemorado no dia 9 de setembro por meio da Lei 19.035, de 30 de maio de 2017, que insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná a data comemorativa. A legislação é de autoria do deputado Anibelli Neto (MDB), do ex-deputado estadual e, hoje, deputado federal Felipe Francischini (PSL) e do ex-deputado Luis Corti. Nacionalmente, o Dia do Médico Veterinário também é celebrado em 9 de setembro em referência a data da assinatura do Decreto Lei nº 23.133 pelo então presidente Getúlio Vargas, que regularizou a profissão e o ensino da medicina veterinária no país.