Norte Pioneiro tem vacina contra sarampo, adianta Romanelli

O deputado Romanelli (PSB) adiantou nesta segunda-feira, 22, que as cidades do Norte Pioneiro têm vacinas contra o sarampo e que os moradores da região devem procurar os postos de saúde e se informar a respeito da doença. “É importante destacar que não há nenhum caso de sarampo na região e no Paraná há alguns anos, mas o Norte Pioneiro faz divisa com São Paulo, estado em que foram registrados 384 casos da doença. Portanto, agora é hora da da informação e da prevenção”, disse Romanelli.

Devem se vacinar crianças a partir de um ano de idade e adultos até 49 anos. A transmissão do sarampo ocorre de forma direta e rápida, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso, o elevado o poder de contágio da doença.”A vacina é a melhor forma de combater a doença”, disse o deputado.

Além do surto em São Paulo, a cobertura vacinal contra o sarampo está inferior a 95%, o que é considerado ideal na proteção à doença. A população deve ficar atenta ainda às datas da caderneta de vacina e aos registros de doses. “Quem já tomou duas doses da vacina da tríplice está imunizado”.

A Secretaria da Saúde do Paraná, segundo o deputado, também e devido a proximidade e o fluxo de pessoas entre um estado e outro, reforçou a vigilância e o monitoramento da doença. Os serviços de saúde estão orientando a população sobre os sinais da doença. Os primeiros sintomas do sarampo são febre alta, tosse, coriza e conjuntivite, seguidos de manchas avermelhadas pelo corpo (exantema).

“O aumento das coberturas vacinais da Tríplice Viral (que previne contra sarampo, caxumba e rubéola) é de extrema importância”, explica a enfermeira da Divisão de Imunização da Secretaria da Saúde, Vera Rita Maia. Segundo ela, o acumulado do Paraná até o mês de junho deste ano era de 89,8% na faixa etária menor de 1 ano, sendo que a cobertura vacinal deve ser de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *