Uma reunião nesta terça-feira (25), na Casa Civil, tratou de temas da saúde dos 23 municípios do Norte do Paraná. Essas cidades integram o Cisnop, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná. Participaram da reunião o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), o prefeito de Bandeirantes, Lino Martins (PDT), e o presidente do Cisnop, Gimerson de Jesus.
Segundo Beto Preto, devem ser iniciadas em breve ações em diversas áreas com foco nos municípios cujos índices como o IDH estão abaixo da média estadual. “É uma maneira de trabalhar principalmente nas regiões onde os paranaenses mais precisam. Alguns municípios do Norte Pioneiro devem estar nesta ação. Inegavelmente é uma região que precisa”, disse.
Aparelhos auditivos
Uma das questões prioritárias é a situação de mais de 1000 pacientes que necessitam de aparelhos auditivos. Conforme Gimerson, são pessoas de todo o Norte (regiões da Amunop e Amunorpi) que o consórcio pretende destinar o tratamento. “É dos serviços que nossa população mais precisa e o Norte Pioneiro tem um déficit considerável. Embora outras regiões já resolveram a situação, nós não. Por isso contamos com esse apoio”.
Outra questão é a construção de uma sede própria do Cisnop. De acordo com Gimerson, é necessária uma nova estrutura para que a população da região tenha acesso a serviços especializados com maior agilidade, conforto e segurança. A fim de que seja feita uma vistoria na atual sede, foi agendada uma visita no próximo dia 05, com Romanelli e Beto Preto.
Saúde mental
Outro pedido é o apoio do governo estadual para a requalificação do atendimento dos Centros de Atendimento Psicossocial na região. Os CAPS são unidades destinadas a acolher pessoas com transtornos mentais, estimular sua integração social e apoiá-las em suas iniciativas de busca por autonomia, com atendimento médico e psicossocial.
“Queremos que o atendimento seja mais microrregionalizado, ou seja, mais próximo das pessoas. Hoje há uma certa subutilização de algumas unidades e uma utilização acima do necessário de outras. Com a reestruturação, portanto, garantimos um atendimento eficiente para a população”, diz Gimerson.
Municípios do Cisnop
No último dia 4, o Cisnop recebeu R$ 1.016.604,00 do Estado para pagamento exclusivo de serviços da rede de saúde. O consórcio atende 21 cidades da região norte: Abatiá, Andirá, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santo Antonio do Paraíso, Sapopema, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sertaneja e Uraí. Uma população de 230 mil moradores.