A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 7, requerimento do deputado Romanelli (PSB) em que encaminha ofício aos senadores paranaenses – Flávio Arns (Rede), Alvaro Dias (Pode) e Oriovisto Guimarães (Pode) – e ao Ministério da Educação em defesa da manutenção dos investimentos públicos nas universidades federais do Paraná. Na última semana, o ministro Abraham Weintraub (Educação) anunciou o bloqueio de 30% no orçamento destinado ao custeio das universidades e instituições federais de ensino superior.
“Encaminhamos requerimento de ofício aos senadores e ao ministro para manifestar o apoio, sim, pela manutenção dos investimentos no orçamento das universidades”, explicou o deputado.
De acordo com Romanelli, o corte das verbas orçamentárias destinadas às instituições federais – entre elas a UFPR (Universidade Federal do Paraná), a UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o IFPR (Instituto Federal do Paraná) – afetará diretamente as atividades, com graves consequências para os estudantes, professores e servidores.
“É uma repercussão negativa para todos os paranaenses. As universidades públicas federais constituem o maior sistema de formação de recursos humanos, produção de conhecimento, desenvolvimento tecnológico, prestação de serviços à sociedade e promoção da cidadania do país”, declarou Romanelli.
Para o deputado, o encaminhamento do ofício é para que o MEC reveja e reanalise a medida de forma responsável. “É preciso defender as universidades públicas, não só do Paraná, mas de todo o país. Há risco concreto de retrocesso na educação do país. A descontinuidade das políticas de financiamento desse sistema ameaça o desenvolvimento nacional na construção de uma sociedade melhor e mais justa”, pontuou Romanelli.