Colombo renova contrato com a Sanepar por mais 30 anos

 

 

Na tarde da última quinta-feira, 05, na Câmara Municipal de Colombo, a Prefeita Beti Pavin e o presidente da Sanepar Mounir Chaowiche assinaram o Contrato de Programa para Abastecimento de Água e Coleta de Tratamento de Esgoto com vigência de 30 anos.

“A partir de hoje Colombo viverá um momento muito feliz para o saneamento”, afirmou o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche. Durante a assinatura do contrato, o presidente destacou o empenho de todas as partes envolvidas, em especial o Ministério Público, que ajudou no entendimento para que as metas do contrato fossem benéficas à população e ao meio ambiente.

“A negociação estabelecida para firmar esse contrato em Colombo serve de modelo para outros municípios, pois somente através da união de esforços dos agentes públicos alcançou-se o objetivo comum: elevar os índices de saneamento do município e preservar o meio ambiente”, disse o presidente.

O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli ressaltou a importância da parceria entre município e Estado. “É um momento de extrema importância para o futuro de Colombo. Sabemos que há muitos desafios ainda, mas quando o município e o estado se unem em prol do bem da população, as coisas dão certo. E, para ter uma cidade com qualidade de vida é necessário investir em saneamento”, disse.

A prefeita Beti Pavin destacou o debate público durante a formulação do contrato. “Este é um contrato que foi construído com a participação da sociedade. Fizemos audiências públicas, tivemos o Ministério Público envolvido, e, por fim, a Câmara Municipal de Vereadores aprovando essa renovação”.

A prefeita também lembrou que, de quatro em quatro anos, o município tem a possibilidade de revisar o contrato, para acompanhar se os compromissos estão sendo cumpridos. “Estaremos permanentemente acompanhando a evolução dos trabalhos”, garantiu.

Durante a vigência do contrato, a Sanepar deverá investir no município cerca de R$ 681,8 milhões. A meta é fazer com que 80% dos moradores tenham o serviço de coleta e de tratamento de esgoto até 2028. Hoje, o índice é de 60,8%.

Além da universalização dos serviços de água e de esgoto, outro importante compromisso assumido pelo contrato é o repasse, ainda em 2018, de R$ 5,382 milhões para o Fundo Municipal de Saneamento Básico e Ambiental de Colombo (FMSBA), que serão destinados à implantação do Parque Linear do Rio Palmital. Além desse recurso, mensalmente a Sanepar repassará ao FMSBA 2% do seu faturamento no município para ações ambientais.