Em Colombo, 17 Colégios Estaduais foram contemplados com um investimento do Governo do Estado no valor de R$ 2.2 milhões que serão destinados a reformas de melhoria nas infra-estruturas das instituições. Os convênios, que fazem parte do Programa Escola 1000, foram assinados nesta terça-feira (28), pelos diretores das unidades, pelo diretor do Núcleo Regional de Educação, Roni Miranda, pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) e pela prefeita Beti Pavin (PSDB).
O Escola 1000 é um programa Governo do Paraná que contempla quase a metade de toda a rede estadual, formada por mais de dois mil colégios que atendem a um milhão de estudantes. “É um programa que confirma a prioridade que o governo tem com a educação”, afirmou o deputado Romanelli, líder do governo na Assembleia Legislativa.
Segundo Romanelli, o Escola 1000 representa um avanço na democratização da gestão dos colégios estaduais. “Há o envolvimento de toda a comunidade escolar em audiências públicas para decidir onde aplicar os recursos. Foi uma decisão muito democrática e transparente de toda a comunidade escolar”, enfatizou ele.
Com os recursos, serão realizadas reformas em quadras esportivas, banheiros, serviços de pintura, reparos nas redes elétrica e hidráulica, calçamento, troca de telhados e forros, e assim por diante.
De acordo com a prefeita Beti Pavin, é necessário que haja investimentos como acontece com o Programa 1000 para que se alcance uma educação pública de qualidade para a população. “Os repasses serão bem administrados em todas as 17 instituições beneficiadas. Aqui em Colombo temos gestores excepcionais que sabem aplicar muito bem o dinheiro público naquilo que é realmente necessário para o bom desenvolvimento de nossos alunos”, disse a prefeita Beti Pavin.