DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados. Por primeiro, é claro, quero publicamente manifestar o meu sentimento de pesar em face a essa grande tragédia que comove o País, até por conta de, além das perdas humanas que tivemos, nós todos sabemos eram jovens determinados, no momento talvez melhor da sua vida e o Brasil todo estaria junto com a Chapecoense, torcendo por um time brasileiro.
Quero dizer que somado a isso também o próprio Deputado Andre, inclusive ainda há pouco falou, faleceu um moço que conheci desde menino, criança ainda, o Duca, que era filho do Eduardo Fico de Castro. O Eduardo Fico de Castro, ele e a esposa Sueli estiveram, Deputado Andre, em 1994, tivemos um acidente de automóvel muito grave no Noroeste do Paraná, estava eu a então Secretária Especial de Politica Habitacional, Rosangela Kosak, o Eduardo Fico de Castro, a esposa Sueli e mais o motorista.
Um acidente muito grave onde todos ficaram muito feridos e isso ficou marcado em nossa vida. Então, aquele menino que era um grande jogador, o Duca, jogava bola aquele moleque desde pequeno, o Fico um cara que sempre viveu intensamente a vida, então vemos uma família próxima de nós; a Sueli é prima da Marlene Pereira, se não me engano, esposa do ex-Governador Mário Pereira, acho que essa é a relação de parentesco que eles têm.
Então, sabemos que é gente muito próxima que temos e lamentamos profundamente isso. Mas, enfim, a vida segue e certamente o País vai saber chorar esses jovens que perderam a vida de forma tão trágica. Ao mesmo tempo, Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, ainda há pouco ouvi na tribuna um Deputado Estadual do Paraná comemorando o fato que o IBGE mediu que a economia do Estado, em 2014, ficou atrás da economia rio-grandense. É difícil para eu aceitar que um paranaense venha à tribuna e comemore um feito desta natureza.
DEPUTADO STEPHANES JUNIOR (PSB): Concede-me um aparte, Deputado?
DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Na sequência, Ex.a. A verdade é que, como sabemos, o próprio IBGE retrata, tivemos um ano de crise na agricultura em 2014, Deputado Tercílio – o Deputado Tercílio além de professor, médico e Deputado também é agricultor, plantador de soja, conhece bem a atividade – e tivemos um recuo no volume de soja de 5,4 e em toda a agricultura um recuo de 2,4, este foi um dos grandes impactos, o clima quente e outros fatores, quente e seco, diga-se de passagem, que acabou reduzindo a nossa produção de grãos.
Além disso, a indústria de transformação, a indústria teve um recuo de 9,4 por conta do desempenho negativo na fabricação de automóveis, camionetas e utilitários, com uma queda de 27,9%. Estes são dados públicos, são todos dados do IBGE, mas percebi que o Deputado Nereu não quer discutir as questões como um todo, só quer comemorar a desgraça, que a desgraça da redução do PIB na verdade é um conjunto, são R$ 348 bilhões de riquezas geradas em 2014.
Mas, o IBGE mede a todo o ano; espero que quando medir 2015, nós possamos de novo estar em 4º lugar. Então, quero dizer que torcer contra o Estado é muito feio, em minha avaliação. Pois não, Deputado Stephanes Júnior.
Deputado Stephanes Junior (PSB): Veja, isto só mostra um posicionamento ambíguo: na semana passada dizia-se que o Estado estava maravilhoso, que havia recursos para se fazer concessão de reajustes, e hoje vem com um discurso, cinco dias depois, dizendo que não, que a economia está mal e que não há arrecadação, que diminuiu a arrecadação. É uma coisa que de acordo com o vento se fala.
Mas, isto mostra que estamos corretos na decisão da semana passada. Muito obrigado.
DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Deputado Stephanes, o fato é que sabemos: a economia vai bem, o Estado vai bem; a economia vai mal, o Estado vai mal. Aqui, felizmente, no Estado, com firmeza, coragem, Deputadas e Deputados votaram e têm votado de forma muito firme os ajustes fiscais que temos feito.
Qual é o resultado? O Rio Grande do Sul está um caos, os servidores públicos não recebem mais os salários. Os servidores públicos do Paraná receberão amanhã metade do 13.º salário, dia 30 de novembro. São R$ 800 milhões injetados na economia do Estado do Paraná, que vão ajudar o comércio, Deputado Guto Silva.
O fato é que o Governo tem equilíbrio. Agora, reconheçamos, o PMDB no Governo está colocando o Brasil na maior recessão da sua história, porque o Temer é Presidente Nacional do PMDB e o Deputado Nereu Moura, Líder do PMDB nesta Casa, esquece disto, ele que é companheiro de Diretório Nacional do Eliseu Padilha, do Romero Jucá e de tantos outros. Creio, assim, que temos que saber em que contexto vivemos para sabermos que o desafio que temos é muito grande. Deputado Guto Silva (PSD): Deputado Romanelli.
DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Pois não, Deputado Guto Silva.
Deputado Guto Silva (PSD): Apenas gostaria de contribuir com o discurso e é importante informar que na nossa matriz econômica temos, de forma muito sólida e muito forte, a questão da indústria automobilística, um dos maiores polos reconhecidos no Paraná e que tem sofrido muito com a crise. Então é natural, quando tiver expansão no mercado o nosso PIB vai crescer na mesma proporção e quando tiver retração nesse segmento que sente tanto a crise, haverá recuo.
Mas, o importante é que os fundamentos da economia paranaense, com a agricultura, a agroindústria, o setor automotivo, o setor portuário, temos uma economia muito diversificada e que naturalmente já, já, o Estado retoma a posição que lhe é própria.
DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Deputado Guto, é isso. Eu também, como V.Ex.a, sou confiante em nosso Estado, em nossa capacidade empreendedora, de superação de desafios. E estamos trabalhando muito para fazer com que o Estado possa ser cada vez melhor para os paranaenses.
Teremos, claro, um mecanismo que não são recursos tributários, mas é um conjunto de medidas, teremos recursos para investimentos em 2017. Desafio o Deputado Nereu Moura a trazer aqui qual Estado da Federação vai fazer investimento no ano que vem, talvez São Paulo, e olha lá, o restante não paga mais salário de ninguém, o País está falido, a situação é de completo descalabro. Por isso quero dizer que nós, paranaenses, podemos e devemos nos orgulhar daquilo que temos feito, porque o que estamos fazendo é correto, servidor público com o salário em dia, vai receber progressões e promoções a partir do mês de janeiro, as contas do Estado também estão em dia. E vamos continuar, com muita coerência, com muita responsabilidade, fazendo os programas de investimento que são fundamentais.
Aliás, quero convidar a todos a participarem desse evento que teremos, de encontro de líderes, do evento de encontro de Prefeitos e Prefeitas eleitas para o próximo quatriênio, que será no Município de Foz do Iguaçu a partir de amanhã.
É um evento importante, e o Governo estará lá com as suas representações necessárias para poder, apresentando os programas novos, e claro, com as suas equipes de trabalho debatendo e discutindo com os novos gestores públicos do Estado do Paraná, inclusive a Assembleia Legislativa – certo, Presidente Traiano? – que estará instalada oficialmente em Foz do Iguaçu… (É retirado o som.)
PRESIDENTE (Deputado Ademar Traiano – PSDB): Para concluir,
Deputado Romanelli. DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): E nós todos sabemos a importância que o Parlamento tem, especialmente o Parlamentar, que tem relação com o Município, como articulador das políticas públicas, porque além de poder tratar dos temas que são atinentes à atividade legislativa, o Parlamentar também é um articulador para que as políticas públicas cheguem até os Municípios. Obrigado Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados.
PRESIDENTE (Deputado Ademar Traiano – PSDB): É oportuno o convite, até porque a Assembleia também terá o seu espaço nesse evento e está ajudando na estruturação de todo o evento que durará três dias, patrocinado pelo Sebrae, Senai e outras instituições, em parceria com o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa.
Liderança da Oposição, Deputado Nereu Moura. Primeiro vamos zerar o painel para registro de presença, antes da fala do Deputado Nereu. Nereu, é que V.Ex.a vai usar a tribuna daí não aparece.