Redução da tarifa de energia beneficia todos os paranaenses, analisa  Romanelli

 

27229739363_7e1bd58d63_zO líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli, elogiou em discurso na tribuna nesta segunda-feira (27) a decisão do governador Beto Richa de reduzir a tarifa de energia elétrica cobrada pela Copel. A tarifa residencial terá redução de 14,3%.

“O governador Beto Richa tomou uma atitude corajosa e decidiu reduzir a tarifa de energia nesse momento de crise. A Copel abriu mão de receita. O Estado abriu mão de receita de ICMS e está aí a redução de tarifa de 14%. Foi uma decisão que beneficia consumidores residenciais. E também é importante para a indústria, pois a redução para o setor chega a 13%. Em época de crise, de juro alto e de recessão, reduzir preço público é o que um governante sério e sensível pode fazer”, analisou.

Romanelli fez um histórico da questão energética e lembrou que o Paraná, um dos maiores produtores de energia hidrelétrica do país, foi duramente penalizado por decisões do governo federal.

“O Paraná investiu muito ao longo de décadas para construir hidrelétricas. Mas com as mudanças efetuadas pelo governo federal, passamos a vender energia barata e comprar através do sistema interligado nacional por um preço muito mais caro. A Copel sofreu prejuízos com  isso. Gradual e progressivamente, a Copel recompõe sua condição anterior aos desatinos cometidos no setor de energia. Na média, a tarifa da Copel vai ficar 12,87% mais barata, considerando clientes industriais, comerciais e residenciais. É uma boa notícia para todos os paranaenses”, disse Romanelli