Dezenas de alunos da rede pública estadual de ensino de Jacarezinho participaram na manhã desta terça-feira, (10), da Gincana da Cidadania, game que explora conhecimentos apresentados no Guia do Cidadão, elaborado pela Assembleia Legislativa do Paraná, em parceria com o Ministério Público e Governo do Paraná. O líder do Governo na Alep, deputado Luiz Claudio Romanelli não pôde comparecer ao evento, mas parabenizou a iniciativa da Assembleia Legislativa e dos professores no incentivo à prática da cidadania. “É um programa que tem o objetivo de conscientizar o jovem sobre a importância de sua participação nas decisões políticas, além de instruir acerca dos deveres e obrigações de cada um dos integrantes dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário”, comenta o líder do Governo.
Em Jacarezinho, a Gincana da Cidadania aconteceu na quadra de esportes do Colégio Estadual Luiz Setti e reuniu também estudantes dos colégios estaduas Rui Barbosa e José Pavan. No Norte Pioneiro, a caravana já passou por Ibaiti e, nesta quarta-feira, estará no Colégio Estadual Castro Alves, em Cornélio Procópio. Além da participação nas atividades do “Geração Atitude”, os estudantes também participaram da da gravação do programa de mesmo nome, que vai ao ar pela TV Assembleia e pela TV Educativa, em data a ser ainda definida pela produção. Em todo o Paraná, a atividade envolveu mais de três mil alunos de 20 escolas públicas.
No caso de Jacarezinho, os estudantes do Colégio Rui Barbosa se saíram melhor e fizeram mais pontos na gincana, mas os grandes vencedores, na verdade, foram os próprios estudantes participantes do evento, que puderam conhecer um pouco mais sobre as responsabilidades de cada órgão dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de interpelar cada representante desses órgãos sobre questãos relacionadas à prática e ao exercício de cidadania. Os estudantes também participaram do “Papo Cidadão”, onde foram discutidos assuntos como o funcionamento dos poderes, questionamentos sobre educação em período integral, maioridade penal, combate à corrupção e também questões pontuais sobre a cidade, como a destinação de áreas para lazer e esportes.
A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR). As atividades já aconteceram nas cidades de Curitiba, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Wenceslau Braz, Telêmaco Borba, Ivaiporã, Campo Mourão, Goioerê, Assis Chateaubriand, Colombo, Paranaguá, Irati, Pato Branco, Guarapuava, Pitanga, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Ibaiti. Ainda receberão a Gincana da Cidadania, jovens estudantes dos municípios de Cornélio Procópio (dia11), Apucarana (13), Toledo (16), Cianorte (17), Paranavaí (18), Loanda (19) e Umuarama (20).