DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, muitas vezes ouço pronunciamentos nesta Casa, e a mim parece que alguns dos Deputados da Oposição que vão à tribuna devem viver em outro País que não o Brasil, ou então não assistem o noticiário, não acessam a internet, não recebem as notícias de que têm 1 milhão e 700 mil trabalhadores do setor público sem receber salário em dia, com o 13.º parcelado em até oito vezes, sem um centavo, sequer, de reajuste salarial. Creio, com o devido respeito que tenho por cada um pelas suas opiniões, que quando vão à tribuna deveriam ver o que acontece no País e comparar com o Paraná.
Aliás, Deputado Rasca, que é sempre um que nos prestigia com a sua audiência, lendo o nosso artigo semanal no Blog do Ismael, deve ter lido, Deputado Rasca, que aqui dessa tribuna, na quinta-feira passada, numa Sessão Solene da Assembleia para festejar, comemorar o Dia do Trabalhador, e o Plenário estava lotado, as galerias lotadas, os homenageados que vieram aqui foram convidados para vir à Assembleia num ato conduzido pelo professor Walter Cesar, por proposição do Presidente Traiano e do Deputado Marcio Nunes, da Fotrapar, e veio aqui a esta tribuna o Vice-Presidente da Fecomércio. O que disse o Presidente da Fecomércio, Deputado Anibelli Neto? Veio à tribuna o 2.º Vice-Presidente da Fecomércio, Paulo Nauiack, veio à tribuna da Assembleia Legislativa e falou assim: “- Queria, Deputado Romanelli” – eu presidia a Sessão, Deputado Felipe Francischini, que era o nosso 1.º Secretário da Sessão – “queria aqui fazer mea culpa, dizer que o setor empresarial, à classe empresarial faltou a Assembleia Legislativa, faltou apoio aqui dos Deputados, porque no ano passado devíamos estar aqui apoiando as medidas que se mostraram absolutamente corretas para poder colocar a economia do Estado, e obviamente as finanças públicas, em dia”. Veio aqui nesta tribuna e falou aquilo que deveria ter sido feito.
Deputado Stephanes Junior (PSB): Concede um aparte, Deputado?
DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Na sequência. Elogiando, tanto o Governador Beto Richa, como também os Deputados que aqui votaram as medidas que possibilitam ao Paraná estar vivendo não num céu de brigadeiro, mas numa crise incrível em que este País está vivendo, estamos com as contas equilibradas, com capacidade de investimento, com andamento de obras em todos os Municípios do Paraná, porque só não vê quem não quer, porque quem vai aos Municípios é só chegar e pegar a lista de obras que estão em execução nos Municípios, de pavimentação, de Unidades Básicas de Saúde, de estradas rurais, enfim, nas mais diversas áreas em que há uma atuação forte do Estado, das rodovias estaduais que estão sendo recuperadas e restauradas, dos programas que o Governo está conseguindo fazer com que sejam executadas obras previstas nos contratos, que não eram executadas, previstas nos contratos das concessionárias de pedágio, obras de duplicação, porque o Governador Beto Richa teve a coragem e a firmeza de exigir as obras que estão previstas; e vejam as duplicações e outras obras importantes que estão acontecendo, e muitas outras que estão numa fase já próxima de estar acontecendo, dou o exemplo da duplicação da BR-369.
Digo isso porque se de um lado temos as condições objetivas de fazer com que o Paraná, na crise, pudesse estar crescendo, se desenvolvendo, sendo menos impactado, todos sabem, isso se deve a um momento anterior dos investimentos, que recebemos pelo Programa Paraná Competitivo, que aliás, Deputada Maria Victória, foi implantado e trabalhado pelo Deputado Federal Ricardo Barros, que foi Secretário da Indústria e Comércio do Estado do Paraná e que fez um brilhante trabalho, obviamente com o apoio forte que o Governador Beto Richa deu a ele. Isso preparou as bases para que o Paraná pudesse ser menos impactado no momento de crise que o País está vivendo. Estou absolutamente convencido, que muitas vezes ouço aqui pronunciamentos, discursos, ou seja, tentar comparar situações que absolutamente não têm nada a ver.
O Deputado Tadeu Veneri foi à tribuna e ficou falando: “- Olha, porque a obra que foi feita por causa da licitação, a dispensa…”. Olha, desculpe, tudo aquilo já foi analisado, absolutamente correto, não tem absolutamente nada de irregular. Tudo que o Governo tem feito, tem feito bem, com muita segurança jurídica para não cometer nenhum equívoco, nenhum erro. Claro que o Governo é feito por centenas, milhares de pessoas, que tomam decisões todos os dias, e algum ato pode ser questionado e deve ser questionado, mas o Governo, estruturalmente, trabalha de forma correta para atender a população.
Agora, quem não quer ver isso, quem não enxerga o que o Governo está fazendo, dos investimentos, ainda na sexta-feira o Governador inaugurou a fábrica da Ambev, meu Deus do Céu, R$ 848 milhões em investimentos, geração de emprego, de uma rodovia que está sendo duplicada! Quero dizer que estou absolutamente convencido de que o momento que estamos vivendo no Estado do Paraná, a despeito da crise nacional, com todas as dificuldades que temos, é de fazer com que cada um possa se reelaborar, do esforço que se faz em todas as áreas para que o Estado possa avançar.
Deputado Stephanes Junior (PSB): Deputado, concede um aparte?
DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Pois não, Deputado Stephanes.
Deputado Stephanes Junior (PSB): Quero concordar com V.Ex.a. O Governador Beto Richa tomou medidas impopulares, e que hoje mostram a sua necessidade e a sua eficácia, e com o apoio dos meus colegas Deputados. Eu não estava aqui no ano passado, mas esta Casa tomou atitudes corretas e que hoje fazem com que o Paraná seja o Estado mais equilibrado financeiramente no Brasil. Pela crise econômica não estamos nadando em braçadas, mas pelo menos estamos muito equilibrados. Romanelli, queria aproveitar a oportunidade também para saudá-lo e a todos os meus amigos atleticanos, como meu vizinho e amigo Wilton Oliveira Junior, pela conquista do Atlético. Eu, como coxa-branca, não posso ganhar todas, o nosso time, tem que ter alguma coisa a V.Ex.a e aos atleticanos. Mas, parabéns, que curtam esse momento. E, também, Romanelli, se você me permitir, quero dizer que a atitude infeliz do Deputado Federal e Vice-Presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, ele não tem capacidade e nem poder para anular uma votação, onde 514, 512 estiveram presentes, votaram 337 a favor do impeachment. Tenho certeza de que daqui a pouco o Senado vai confirmar isso. Acho que com a palavra, agora, a Maria Victória, que vai falar um pouquinho.
Deputada Maria Victória (PP): Um aparte, Deputado?
DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Pois não, Deputada.
Deputada Maria Victória (PP): Primeiro, agradecer o reconhecimento de V.Exa. para com o Deputado Federal Ricardo Barros, que de fato contribuiu muito para o desenvolvimento do Estado do Paraná, com a criação do Programa Paraná Competitivo. E como uma Deputada progressista, não poderia de deixar de me posicionar contrariamente à decisão arbitrária do Vice-Presidente interino da Câmara Federal, Waldir Maranhão. Inclusive dizer a V.Exas. que protocolamos, junto a muitos Parlamentares do Partido Progressista, o pedido de expulsão deste Parlamentar do nosso Partido, que já desrespeitou anteriormente, quando fechamos questão favorável ao impeachment da Presidente Dilma Rousseff, e como se não bastasse, toma essa decisão arbitrária, que não representa os brasileiros e não representa o nosso Partido. Obrigada.
DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Obrigado. O tempo está esgotado, Presidente, mas quero só concluir, dizendo que o Deputado Ademir Bier, como bom atleticano, trouxe a nossa… (É retirado o som.)
PRESIDENTE (Deputado Ademar Traiano – PSDB): Para concluir, Deputado Romanelli.
DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Faixa de Campeão 2016, que precavidamente os atleticanos só mandaram confeccionar depois de ter ganhado o primeiro jogo por 3 x 0, que aliás, nunca na história deste Estado, o Atlético, ou o Coritiba, ganharam os dois jogos de final. Ao mesmo tempo, a preocupação grande que todos nós atleticanos temos das notícias que estão sendo veiculadas, que o Presidente interino da Câmara dos Deputados está pensando em anular os dois Atletibas para poder invalidar o resultado do campeonato! Essa é a preocupação, mas certamente deve ser só um boato! É isso. Obrigado, Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados.