O programa do Governo do Paraná, UPS-Cidadania, realizou cerca de 9 mil atendimentos nas Vilas Zumbi e Liberdade em Colombo nos dias 4 e 5 de março, na Escola Estadual Professor Altair da Silva, Jardim Ana Maria. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, a pedido do mandato do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Colombo e instituições parceiras, oferecendo diversos serviços gratuitos à comunidade em um único local.
Segundo a coordenadora da UPS-Cidadania, Maria Gorete Brotti, os objetivos das feiras de serviços são planejar e executar ações integradas e políticas públicas, em parceria com órgãos federais, estaduais e municipais, em benefício da população. “O atendimento tem foco especialmente nas comunidades onde estão instaladas as Unidades Paraná Seguro (UPS) na Capital e no interior do Estado, levando serviços e atendimentos com nossos parceiros a quem realmente precisa”, disse.
O 1º sargento Maciel Fernando Cordeiro, responsável pela UPS Vila Zumbi ressaltou que o Estado em parceria com o município leva serviços para a comunidade com cidadania e segurança de maneira conjunta. “A Polícia Militar não poderia ficar longe de eventos desse porte, pois é muito importante a gente se aproximar da comunidade de forma que a população se sinta a vontade”.
A prefeita de Colombo, Beti Pavin, enfatizou a importância do evento e a parceria com o Governo do Estado, a participação dos servidores da prefeitura e das secretarias e também a presença da população da região. “O que realmente queremos com essa feira de serviços é poder dar melhor condições aos cidadãos de Colombo”.
SERVIÇOS – A população em situação de vulnerabilidade social teve acesso a diversos serviços como emissão de documentos pessoais, orientações jurídicas e de saúde, e também atividades de cultura e lazer.
Os serviços mais procurados na feira foram emissão de documentos (RG, CPF) e cadastro Nota Paraná.
Para Pedro Natan Alves, líder do grupo de jovens da Escola Estadual Professor Altair da Silva e voluntário para ajudar no atendimento a população, foi gratificante sua participação. “Este evento mostra o quanto é importante se aproximar da comunidade e poder ajudar o próximo”.
Jacira Matos Leal que levou a filha para realizar a emissão do RG, disse que o programa é muito bom para a comunidade, “a maioria aqui não tem acesso à internet e disponibilidade de ir até o local para agendar a emissão de documentos”.
A SEJU agradeceu os parceiros pelo excelente trabalho desenvolvido na feira, são eles: Associação Cultural de Capoeira do Estado do Paraná (ACCEP); Amor Exigente; ANJUSS; Associação de Moradores; Assessoria Especial da Juventude/ Casa Civil; Ceifeiros da Meia Noite; CELEPAR; CIEE; COHAPAR; COPEL; Defensoria Pública Estadual; Desbravadores Águia Dourada; DETRAN; FIEP/SENAI; FIEP/SESI; FOMENTO Paraná; Ministério Público do Paraná; SANEPAR; as Secretarias de Estado SEDS, SEDU, SEED, SEFA, SENAC, SESA, SESP, SETI; Prefeitura de Colombo; as Secretarias Municipais de Colombo de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, de Assistência Social e de Saúde.