A Assembleia Legislativa do Paraná concedeu nessa terça-feira (8), o título de cidadão benemérito do estado ao o professor Ricardo Marcelo Fonseca, diretor do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná.
Graduado em História pela UFPR e Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, Fonseca é especialista em Direito Contemporâneo pela PUC-PR e mestre e doutor em Direito pela UFPR. Fez pós-doutorado na Università degli Studi di Firenze, Itália, onde também exerce a função de professor visitante. Tem atuação como professor visitante, ainda, na Università degli Studi di Macerata (Itália), Universidad Pablo de Olavide (Espanha) e Universidade de Lisboa (Portugal). Desde 2008, ocupa o cargo de diretor do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná, instituição em que leciona há 20 anos.
A proposição da homenagem foi feita pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do governo, e Tadeu Veneri (PT), líder da oposição, o que demonstra a relevância do trabalho desenvolvido por Fonseca enquanto professor e pesquisador.
Para o deputado Luiz Claudio Romanelli, esta é uma forma de reconhecer a relevância do trabalho do professor para o ensino do Direito no Paraná. “O professor Ricardo Marcelo Fonseca tem uma história de contribuição no campo das Ciências Jurídicas da UFPR, que é uma das principais universidades do Brasil e que tanto nos orgulha”, disse.
A sessão solene de outorga do título de acontece a partir das 18h, no Plenário da Casa.
A Mesa de Honra dos trabalhos, presidida pelo deputado Jonas Guimarães (PMDB), além do homenageado, contou ainda com os deputados Luiz Claudio Romanelli, Tadeu Veneri, Marcio Nunes (PSC), Hussein Bakri (PSC), Marcio Pauliki (PDT), e com o reitor em exercício da UFPR, Rogério Andrade Mulinari.
Ricardo Fonseca é professor associado do Departamento de Direito Privado da Universidade Federal do Paraná, onde leciona nos cursos de graduação e no programa de pós-graduação, no mestrado e no doutorado. É pesquisador do CNPq e procurador federal. É um dos fundadores e diretor científico do Instituto Latino Americano de História del Derecho, sediado no México. É também presidente do Instituto Brasileiro de História do Direito – associação científica de âmbito nacional que conduz e congrega o desenvolvimento da História do Direito em termos científicos, desde 2007.
O mais novo Cidadão Benemérito do Paraná escreveu diversas e importantes obras jurídicas, entre elas os livros “Introdução Teórica à História do Direito” e “História do Direito em Perspectiva: do antigo regime à modernidade jurídica”, este último organizado em parceria com Airton Seelaender. Fonseca atua também em trabalhos de tradução e revisão técnica de tradução de obras para o renomado jurista italiano Paolo Grossi, hoje juiz da Suprema Corte italiana.