Novos poços artesianos começam a ser perfurados para atender a demanda, principalmente da área agrícola, em diversos municípios do Norte Pioneiro. As obras serão possíveis graças a convênios celebrados entre as prefeituras municipais e o Instituto das Águas do Paraná (Águas Paraná), autarquia do Governo do Paraná.
Entre os municípios beneficiados estão: Itambaracá, Joaquim Távora, São José da Boa Vista e Guapirama, entre outros. Os poços prometem atender em especial os pequenos agricultores que terão mais facilidade de recursos na irrigação das plantações.
Representante do Norte Pioneiro na Assembleia Legislativa e um dos articuladores desses recursos, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), destaca a importância dos convênios. “A família agricultura deve ser sempre lembrada como prioridade nos investimentos, pois representa parte fundamental da economia paranaense. Toda ajuda é bem-vinda”, afirma.
Já o presidente do Águas Paraná, Amin Hannouche, afirmou que grandes projetos estão sendo realizados nessa área. “Além de ser um fator de desenvolvimento econômico, a disponibilidade de recursos hídricos atendem ao interesse social e ambiental, garantindo que a água seja utilizada de forma correta”, disse.
Cada cidade assinou convênio para dois poços. Com a parceria, o Governo do Paraná e as prefeituras compartilham os custos as obras e dos projetos de perfuração. Além disso, a população das localidades são conscientizadas sobre o uso correto da água, recurso essencial para vida.