A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta terça-feira (22), um termo que transfere para o Governo do Paraná o patrimônio da antiga Fundação Luiz Meneghel, em Bandeirantes, que é uma das instituições que deu origem à Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), que relatou o projeto e foi um dos articuladores da estadualização, destaca que a ação possibilita busca de recursos em investimentos e regulariza situações trabalhistas de 63 agentes universitários e de 27 professores.
“É um momento histórico para UENP. Com isto, resolvemos diversas questões e trazemos tranquilidade a todos, especialmente aos servidores e professores que estavam em uma situação ruim por conta de irregularidades anteriores”, afirmou.
Importância – Para o deputado Romanelli, a estadualização da Fundação Luiz Meneghel é mais um importante passo rumo ao desenvolvimento de todo o Norte Pioneiro e representa uma boa notícia para o município de Bandeirantes.
“A UENP é uma peça fundamental para o desenvolvimento econômico e social da nossa região. Vamos trabalhar para fortalecê-la ainda mais com apoio do governo do estado”, disse Romanelli, que destacou ainda a atuação da reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan.
Servidores – Os servidores da UENP, que estavam vinculados ao município de Bandeirantes, ficam agora sob responsabilidade do Estado pelo período de cinco anos para professores e 15 para agentes universitários. Após este tempo, a instituição realizará concursos públicos para contratações.