Entre os dias 03 e 11 de outubro acontece a 18º Expocop – Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Cornélio Procópio e Região. O evento, realizado pela Sociedade Rural da Região de Cornelio Procópio (SRRCP), tem o objetivo de fomentar negócios e mostrar a importância do agronegócio para o Paraná e em especial o Norte Pioneiro. Em 2015, o tema da feira é “Brasil: da terra à mesa”.
Para o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), o Expocop é um importante aglutinador de negócios para todo o Norte Pioneiro. “É o encontro de toda a nossa região. A programação de 2015 e toda a organização já nos dão a certeza de que este será a melhor edição de todos os tempos”, afirmou o deputado, que participou nesta sexta (11), do lançamento da Expocop 2015.
O encontro contou com autoridades representativas da região e foi uma oportunidade para os organizadores do evento apresentarem as novidades deste ano. Para o deputado Romanelli, a equipe comandada pelo presidente da SRRCP, Jair Machado, está muito bem organizada e bem articulada para realizar um grande evento com garantia de sucesso.
“É muito interessante ver que isso tudo ocorre mesmo em meio a crise que nosso país está passando. É uma crise politica e econômica grave que está acontecendo. E com certeza a liderança de Jair é um grande fator para que a Expocop 2015 aconteça brilhantemente”, disse.
Negócios – Já o presidente Jair Machado destaca que a Expocop é um marco na economia regional, o que demonstra força e qualidade da classe produtora da região. “Na feira do ano passado, foram comercializados cerca de R$ 15 milhões entre animais, tratores, máquinas agrícolas e veículos. Este ano esperamos mais”, disse.
Machado ressalta ainda que os produtores terão acesso a linhas especiais de crédito do Banco do Brasil, que é parceiro da Expocop. “São juros atraentes e com prazos que a agricultura consiga pagar”, explicou.
Considerada a maior festa agropecuária da região, a Expocop integra a cidade e o campo, marco importante na economia regional. A entrada é franca, contribuindo inclusive com a arrecadação municipal, já que 10% das vendas efetuadas dentro da feira retornam ao município em forma de imposto.