A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento iniciou, nesta semana, a entrega de equipamentos agrícolas e resfriadores de leite a produtores do Norte Pioneiro. Estão sendo distribuídos 22 carretas basculantes, 15 tratores, 25 resfriadores de leite, nove grades aradoras, 20 ensiladeiras e 21 distribuidores de fertilizante.
Os recursos utilizados para essa aquisição são provenientes do Governo do Paraná e de duas emendas parlamentares do ex-deputado federal Abelardo Lupion que resultaram num convênio entre a Secretaria da Agricultura o Ministério da Agricultura. Trata-se do programa “Apoio à Pecuária Leiteira na Agricultura Familiar no Norte Pioneiro”, que beneficia 24 municípios da região.
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do governo e um dos representantes do Norte Pioneiro na Assembleia Legislativa, destacou a importância do programa e parabenizou o ex-deputado Abelardo Lupion, atualmente presidente da Cohapar. “O Abelardo Lupion fez um grande trabalho de defesa do Norte Pioneiro em Brasília que resultou em ações como esta, potencializada com o apoio do governo do estado”, pontou.
Para Romanelli, o sucesso do programa pode colocar o Norte Pioneiro como o novo polo leiteiro do Paraná. “Trata-se de um programa estratégico e muito importante para a região, pois dá um destaque para este tipo de atividade e ajuda os agricultores a diversificarem seu negócio, mudando também o perfil da região”, disse.
Segundo a Seab, o Norte Pioneiro possui o terceiro rebanho bovino do estado, mas apenas 7% destes animais são especializados para a produção leiteira, atividade que corresponde a 4,43% do Valor Bruto de Produção (VPB) da região. “Além dos equipamentos, os produtores terão acesso às melhores e mais modernas técnicas de manejo, elevando a produção regional e a renda no campo”, completou Romanelli.
Melhorias – O convênio prevê R$ 3,6 milhões para ampliar a participação da região na produção de leite estadual – que atualmente é de 5% -, melhorar a qualidade e a produtividade nas pequenas propriedades além da implantação de piquetes rotacionados, irrigação de pastagem, pastagem de inverno, selagem e boas práticas de produção.
Além dos produtores que serão diretamente beneficiados pelo programa, o Norte Pioneiro possui três cooperativas de produtores familiares e diversos laticínios atuando nesta cadeia produtiva que serão indiretamente beneficiados com o aumento da produção e a melhoria da qualidade da matéria prima.