Governo atende as reivindicações dos professores, diz Romanelli

roma 25

O líder da base do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli, anunciou nesta quarta-feira (25) que o governo do Estado chegou a um entendimento com os representantes da APP-Sindicato e atenderá todas as reivindicações apresentadas pelos professores. “Essa foi uma conquista histórica dos professores. Conseguimos avançar muito. O governo atendeu tudo o que a categoria reivindicava. Nossa expectativa é que os professores, reunidos em assembleia, decidam pelo fim da greve. O governo do Estado estará preparado para o reinício das aulas”, disse Romanelli.

Segundo o líder do governo, nenhum projeto que trate da Educação será enviado a Assembleia Legislativa sem discussão prévia com a APP Sindicato. “Os projetos 06 e 60/2015, que já tinham sido objeto de um substitutivo, não serão mais apresentados. Professores e servidores têm assegurado o pagamento dos quinquênios e anuênios e não irão perder nenhum direito adquirido. O governo decidiu também nomear todos os 5.985 professores concursados”, afirmou.

Sobre os pagamentos atrasados, Romanelli ressaltou que o pagamento dos professores PSS foi feito na terça-feira (24), num total de R$ 70 milhões. “Os servidores que tiraram férias em novembro e dezembro já estão recebendo. Os que tiraram férias em janeiro receberão de forma integral junto com o pagamento de março”, anunciou.

Sobre outros pontos da pauta de negociações, o líder do governo informou que haverá a retomada do porte das escolas relativo a dezembro de 2014, além da retomada de aulas de apoio, educação física e Celem, o restabelecimento do programa Mais Educação e Hora Atendimento.

“O governo também fará o repasse adicional do fundo rotativo, em duas parcelas. O PDE está assegurado a partir de agosto. As promoções e progressões cujas implantações estão atrasadas serão pagas, em maio para os servidores e em junho para os professores”, afirmou.

Em relação à ParanáPrevidência, Romanelli anunciou que o governo do Estado não apresentará projeto extinguindo o fundo de previdência. “O Fórum das Entidades Sindicais e a APP Sindicato serão chamados para a discussão. O governo apresentará várias alternativas para a reformulação da ParanáPrevidência, que serão amplamente debatidas com representantes dos servidores públicos”, disse.