Paraná terá R$ 16 milhões para investimentos em Economia Solidária

O Governo do Paraná terá R$ 16 milhões para investir em empreendimentos de Economia Solidária em todo o Estado, em 2014. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Amin José Hannouche e pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli.

Na conferência, também são eleitos os delegados para a Conferência Estadual, que acontece em Curitiba, nos dias 26 e 27 de junho.

Para Amin Hannouche, é importante conhecer os desafios do setor e de todos aqueles que estão inseridos na Economia Solidária para, por meio da troca de experiências, unir forças na superação desses desafios. “Temos bastante recursos para serem investidos no Estado do Paraná. Com isso, vamos efetivamente desenvolver projetos que garantam a sustentabilidade em todo o Estado”, diz o secretário.

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli participou da abertura do evento. Para ele, é fundamental dar efetividade à formação e criação de empreendimentos de economia solidária. “Precisamos criar uma nova geração, que pense diferente, onde o foco do desenvolvimento seja o ser humano e não o capital”, comenta.

Romanelli, que até abril deste ano ocupou a pasta do Trabalho, Emprego e Economia Solidária no Paraná, lembrou que o Estado tem vários empreendimentos de sucesso e que são referência para o Brasil. “Nós temos ótimas experiências nesse sentido dentro da agricultura familiar, que é um segmento com expressiva participação na economia solidária”, destaca Romanelli.

Conferência — Durante a 3ª Conferência Territorial de Economia Solidária também serão eleitos os delegados para a conferência estadual. Os participantes debatem também temas como produção, comercialização e consumo; financiamento: crédito e finanças solidárias; acesso a conhecimentos: educação, formação e assessoramento; e ambiente institucional: legislação e integração de políticas públicas.

Os temas já foram debatidos na conferências regionais de Curitiba e Guarapuava. Na próxima semana, acontecem as Conferências Regionais de Foz do Iguaçu, dia 26, Francisco Beltrão, 27 e Maringá, dia 29. A 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária acontece em Curitiba, dias 26 e 27 de junho.

Também participaram do evento a coordenadora da Divisão de Economia Solidária da SETS, Maria Augusta Araujo, a representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Regina Figueiredo e a diretora financeira da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Londrina (Cooperregião), Verônica Costa. Mais de 100 pessoas das regionais de Londrina, Ivaiporã, Cornélio Procópio e Jacarezinho.entre representantes governamentais, produtores, artesãos e entidades de apoio debateram os desafios e perspectivas da economia solidária no Estado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *