O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) destacou nesta terça-feira, 8, que o Paraná é referência nacional no ensino profissionalizante e na qualificação da sua mão de obra. Em 2014, as escolas estaduais matricularam 77.112 jovens interessados em um diferencial para o mundo do trabalho. São 57.942 estudantes em cursos técnicos, em 12 diferentes eixos, o que representa 16% do total de alunos matriculados no ensino médio, disse Romanelli na Oficina Regional de Inclusão Produtiva Urbana da Região Sul – encontro organizado em Curitiba pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).
Romanelli participou do encontro a convite do MDS. A oficina reúne ainda representantes dos governos estaduais e de municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e segue até amanhã (quarta-feira, 9). “O Paraná é o que mais qualifica sua mão de obra”, lembrou o deputado. “O Estado, em parceria com o governo federal, tem um plano de qualificação profissional voltado aos trabalhadores desempregados e agentes da economia solidária”, adiantou.
Nos últimos três anos, oito mil trabalhadores foram capacitados. Já no programa de acesso ao ensino técnico e emprego: o Pronatec, sob coordenação da Secretaria de Educação, foram ofertados 208 cursos de qualificação profissional em 2013, matriculando 43.118 trabalhadores. “Em 2014, a meta estadual de atendimento, por meio do Senai, Senac, Senat e Seed, é qualificar 70 mil trabalhadores”, revelou Romanelli.
No Pronatec Brasil Sem Miséria, em 2013, foram registradas 27.176 pessoas matriculadas em 213 municípios paranaenses. “No primeiro semestre de 2014, o número de matrículas chega a 18.866”, completou.
A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social apresentou as boas práticas desenvolvidas no Paraná pelo Pronatec e pelo Plano Brasil Sem Miséria. Representantes de 20 municípios paranaenses também participam da oficina. Eles foram selecionados pelo governo federal por terem um grande número de vagas disponíveis para os cursos de qualificação profissional.
Entre as boas práticas do Paraná estão os fóruns regionais de apoio à formação e qualificação profissional para informar, orientar e divulgar as ações e possibilidades de acesso aos programas de qualificação profissional e a participação da pasta no Comitê Qualifica Paraná, que orienta os municípios que querem aderir ao Pronatec.
O secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tiago Falcão, destacou que o Pronatec está fazendo uma verdadeira revolução no país. “Agora a gente pode falar de uma geração que vai mais longe. A combinação de políticas públicas é o que permite a mudança na vida das pessoas mais pobres. Quando a gente trabalha de maneira coordenada, na mesma direção e com os mesmos objetivos, os resultados são ainda melhores”, disse.