Em Cornélio Procópio, secretários Caputo e Romanelli entregaram equipamentos para 20 dos 21 municípios que integram a Amunop
CORNÉLIO PROCÓPIO — O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde repassou a vinte municípios associados à Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), em Cornélio Procópio, equipamentos para implantação do programa Telessaúde e veículos de apoio à área de vigilância em saúde. O repasse foi feito pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto e pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, também secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária. O deputado Pedro Lupion, prefeitos, vereadores e lideranças regionais também participaram da solenidade.
Na oportunidade, Romanelli destacou vários outros investimentos feitos pelo Estado para garantir a melhoria da qualidade de vida da população paranaense. “Nós temos de reconhecer que nestes últimos três anos, nós estamos resolvendo muitos mais os problemas dos municípios paranaenses, atendendo o nosso povo, graças à estruturação de rede de atendimento à população”, disse Romanelli.
Caputo também anunciou ainda um conjunto de ações para qualificar a rede pública de saúde na região do Norte Pioneiro. São investimentos em hospitais, centros de especialidades e unidades de saúde. “Por muito tempo esta região foi negligenciada na área da saúde e esses novos investimentos vêm suprir uma demanda importante de leitos de UTI, consultas e exames especializados e atendimento básico de saúde”, destaca.
Romanelli lembra que a região já recebeu investimentos importantes em vários municípios, como é o caso de Bandeirantes, cujo obra de construção de dez leitos de UTI adulto da Santa Casa de Bandeirantes está em fase de conclusão. “Foram investidos cerca de R$ 500 mil na obra, além do repasse de equipamentos de saúde. A previsão é que a nova ala seja inaugurada ainda no primeiro trimestre deste ano”,anuncia Romanelli. Ele e o prefeito Celso Silva se uniram para que Bandeirantes recebesse esse investimento que beneficiará também outros municípios da região.
TELESSAÚDE — Dos 21 municípios que integram a 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio, 20 receberam equipamentos para a implantação do programa Telessaúde, que oferece serviço de consultoria técnica aos profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde. Com isso, médicos, dentistas, enfermeiros e outros profissionais podem discutir casos clínicos com especialistas da Universidade Estadual de Londrina.
Também foram entregues 18 veículos adquiridos com recursos do programa VigiaSUS, de qualificação da vigilância em saúde. Sertaneja e Nova América da Colina foram alguns dos municípios beneficiados com um novo veículo para a Saúde Municipal.O prefeito de Nova América da Colina, Alexandre Basso, o Xandy, representou os municípios da região na assinatura do Termo de Adesão ao programa.
Além de Nova América da Colina e Sertaneja, também foram beneficiados com novos equipamentos os municípios de Andirá, Itambaracá, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Santa Cecília do Pavão, Sapopema e outros dez municípios da região.