Curiúva e Jacarezinho qualificam trabalhadores pelo Planteq

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS) iniciou nesta segunda-feira, 11, em Jacarezinho e Curiúva, duas turmas de curso de qualificação profissional pelo Plano Territorial de Qualificação (Planteq). Em Jacarezinho, 14 trabalhadores são qualificados para atuar na operação de tratores agrícolas. Já em Curiúva, a capacitação é para atuar no transporte coletivo de passageiros. Em ambos os casos, os cursos são executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

O chefe do Escritório Regional de Jacarezinho, Dirceu Rodrigues, durante abertura do curso de Operador de Trator, lembrou do empenho do Governo do Paraná, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho, em ofertar cursos de qualificação profissional em toda a região. “São cursos de qualidade, ofertados gratuitamente e que facilitam o ingresso do trabalhador no mercado de trabalho. Sem dúvida alguma, um investimento em cidadania, para promover emprego e renda em todo o Paraná”, destaca.

Em Jacarezinho, o curso de Operador de Trator tem duração de 200 horas/aulas. Voltado a trabalhadores fora do mercado de trabalho, o curso prevê 160 horas de aulas práticas e o restante de formação geral, como matemática, direitos trabalhistas, cidadania, entre outros. Todos os trabalhadores, ao terminar o curso, receberão carteira de habilitação categoria “C”. O curso é gratuito, inclusive as taxas do Detran/PR, para alteração de categoria na CNH.

O curso de Operador de Trator tem o objetivo de proporcionar conhecimento das suas atribuições de planejamento do trabalho, legislação básica do assunto, realização de manutenção básica das máquinas que opera, movimentação e deslocamento de materiais e preparação do terreno para pavimentação. O conteúdo Programático é proposto de Legislação; Operação; Escavação; Diagnóstico de Avarias; Segurança na Operação; Laminação em Terrenos Duros; e Como Empurrar Corretamente o Material.

Já o curso de Condutores de Veículo de Transporte Coletivo de Passageiros, realizado em Curiúva é voltado a motoristas que já atuam no setor, mas estão desempregados. O curso também tem duração de 200 horas. Ao todo, 12 alunos participam da qualificação profissional, também executada pelo Sest/Senat.

Ligado à Confederação Nacional do Transporte (CNT), desde sua criação em setembro de 1993, o Sest/Senat atua na preparação de mão de obra para o setor transportador e na melhoria da qualidade de vida de trabalhadores no transporte. Atualmente, existem unidades espalhadas pelas cinco regiões do país. No Norte Pioneiro, a unidade regional fica em Santo Antônio da Platina.

Planteq — O Plano Territorial de Qualificação – Planteq faz parte de um acordo de cooperação técnica e financeira entre os governos estadual e federal que oferecem, gratuitamente, cursos de formação inicial a pessoas vulneráveis economicamente e socialmente. Os cursos são voltados a trabalhadores com baixa escolaridade e sujeitas às mais diversas formas de discriminação social, como desempregados de longa duração, pessoas com necessidades especiais e com mais de 40 anos de idade.

Financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Governo do Paraná, o Planteq contribui para a empregabilidade do trabalhador, reduzindo os níveis de desemprego e subemprego e, desta forma, a pobreza da população.

As ações do Planteq visam a contribuir com a promoção do direito dos trabalhadores à qualificação social e profissional, respeitando as especificidades locais e regionais, ao tempo em que estabelece uma articulação entre o trabalho, a educação e o desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *