Criação de emprego é resultado de planejamento e diálogo, afirma Richa

O governador Beto Richa afirmou nesta terça-feira (15/10), ao receber no Palácio Iguaçu os participantes do Seminário de Promoção de Política Nacional do Emprego e Trabalho Decente da região Sul, que o bom desempenho do Paraná em criação de emprego se deve à política baseada no planejamento, segurança jurídica e diálogo com empresários e trabalhadores.

“Temos a maior política de industrialização em andamento no Brasil, o que resulta em mais oportunidades e melhores condições de trabalho para os paranaenses. No nosso Estado, a imensa maioria dos empregos é criada no interior”, disse Richa, ao lado do secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e presidente do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), Luiz Claudio Romanelli.

O dinamismo do mercado de trabalho do Paraná é demonstrado por pesquisas do Ministério do Trabalho. Em agosto, foram criados 12.259 novas vagas formais, o segundo melhor desempenho do País, atrás apenas de São Paulo. A maioria delas (10.555) no interior. Em dois anos e oito meses, o Paraná criou 314.627 empregos. “O resultado é excelente e comprova a eficiência das políticas públicas implantadas pelo governo do Estado”, disse Romanelli.

Participaram do encontro com o governador o secretário de políticas públicas do Ministério do Trabalho, Sylvani Alves Pereira, a oficial da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Andrea Bolzon, além de representantes da área de emprego e trabalho do Rio Grande do Sul, Eliane Martins, de Santa Catarina, Rosemaria Cidra, e dos governos de São Paulo e do Pará, e também dirigentes de entidades dos trabalhadores.

Silvany Alves Pereira ressaltou a contribuição do Paraná na criação de empregos no País. “O Estado é o segundo do Brasil em abertura de empregos formais e isso se deve ao bom ambiente criado para o desenvolvimento da economia”, afirmou ele.

EXPERIÊNCIAS – No encontro, o governador destacou a importância do Seminário de Promoção de Política Nacional do Emprego e Trabalho Decente. “O diálogo e a troca de experiências são fundamentais para garantir políticas públicas que efetivamente atendam aos trabalhadores”, disse ele.

Realizado em Curitiba, o seminário discute a criação de um Sistema Único de Emprego e Trabalho Decente. A proposta, segundo o secretário Luiz Cláudio Romanelli, busca definir o papel da União, Estados e municípios na gestão da rede do Sistema Nacional de Emprego e padronizar o atendimento aos trabalhadores.

O seminário em Curitiba é uma continuidade do processo de implementação da Agenda Nacional de Trabalho Decente, sendo o segundo de uma série de cinco seminários regionais, como parte do compromisso assumido pelo Ministério na Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (CNETD).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *