Projovem Trabalhador incentiva cidadania e compromisso social

Estudantes de 18 a 29 anos de 135 municípios do Paraná são qualificados para o mercado de trabalho por meio do programa ProJovem Trabalhador. O programa é executado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhor, com investimento de R$ 10,3 milhões no Estado para a qualificação de 6,2 mil jovens.

Em sete municípios do Norte Pioneiro, 267 trabalhadores frequentam cursos de qualificação profissional nas áreas de Alimentação, Administração, Serviços Pessoais, Agroextrativismo, Madeira e Móveis, Telemática, Metalmecânica, Construção e Reparos e Serviços Domésticos.

Além de receber instruções que garantem a inserção do jovem no mercado de trabalho, os estudantes também são incentivados a promover a cidadania e a desenvolver o compromisso social. Desta forma, eles participam de projetos sociais, onde atendem pessoas carentes, colocando em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula.

O secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli destaca que a qualificação profissional garante a inserção do jovem no mercado de trabalho, ampliando as vantagens e melhorando a renda do trabalhador. “O trabalhador qualificado tem um rendimento até 24% maior que aquele que não recebeu qualificação. Além disso, a qualificação profissional aumenta as chances do trabalhador ser contratado por estar informado e preparado para ocupar as milhares de vagas disponíveis hoje em todo o Paraná”, comenta.

O professor Lucas Ruela de Oliveira, do curso de Serviços Domésticos, ministrado a jovens de Jacarezinho, explica que esse trabalho de qualificação possibilita ao trabalhador não somente o conhecimento dos conceitos do mercado, mas, sobretudo, oportuniza a prática de bons relacionamentos com a comunidade.

Oliveira esclarece que as aulas práticas do curso são aplicadas em internos do Asilo São Vicente de Paulo. “Os alunos têm a oportunidade de colocar em prática os conteúdos aprendidos, acompanhando os idosos em passeios e dispensando cuidados de higiene e beleza e, acima de tudo, dedicando a esses internos atenção, carinho e respeito no dia a dia. Isso ajuda bastante na melhoria da qualidade de vida dos idosos”, observa.

Alessandra Ferreira, de 29 anos, é estudante do Ensino Médio no Colégio Estadual Rui Barbosa, onde frequenta o curso de Técnico em Enfermagem. Ela optou pelo curso do Projovem Trabalhador para ampliar o conhecimento técnico da área, especificamente no cuidado aos idosos. Segundo ela, os idosos têm muitas limitações, como a dificuldade de sair de casa sozinhos, muitas vezes devido ao uso de cadeira de rodas e, sobretudo, a falta da companhia e atenção de alguém com quem possam conversar e compartilhar fatos.

“O convívio com os idosos me possibilitou identificar necessidades que antes eu não percebia, por exemplo, de como é importante para o idoso receber um pouco de carinho e atenção pelo simples fato de ter alguém com quem conversar. Além disso, esse curso também me ajuda a agregar conhecimento à profissão que eu escolhi”, relata a estudante Alessandra.

William Martins Proença, de 20, anos, também é estudante do curso Técnico de Enfermagem no mesmo colégio. Ele optou pelo curso do Projovem Trabalhador por proporcionar um aprendizado a mais no currículo, além de ampliar a qualificação para o mercado de trabalho.

Proença é estagiário na área e já recebeu até proposta de trabalho efetivo. No entanto, ele prefere terminar o curso técnico e também o de Serviços Pessoais do Projovem Trabalhador para que esteja mais bem preparado para ingressar efetivamente na profissão. “Este curso me ajuda a compreender um pouco mais além do que se aprende em sala de aula. Ao dar atenção aos idosos, percebo que isso é motivo suficiente para vê-los felizes”, conclui.

PROJOVEM – O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego, executado em parceria com o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária. O Projovem tem o objetivo de contribuir na formação intelectual, técnica e cultural do cidadão. Os cursos têm duração de 350 horas/aulas, sendo 100 horas de qualificação social e 250 de qualificação profissional. O estudante recebe também uma bolsa auxílio no valor de R$ 100/mês, lanche, transporte, kit escolar, material didático e camisetas com a identificação do programa. No Norte Pioneiro, a qualificação profissional atende jovens dos municípios de Curiúva, Ribeirão Claro, Jaboti, Ibaiti, Jacarezinho, Joaquim Távora e Siqueira Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *